Leia também:
X Lula chegará à China em 12 de abril, corrige Itamaraty

Barroso diz ser “equivocada” a percepção sobre ativismo no STF

O ministro argumenta que tal impressão se dá pelo protagonismo desempenhado pela Corte

Pleno.News - 01/04/2023 21h55 | atualizado em 03/04/2023 13h11

Ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, do STF Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), famoso pela célebre frase “perdeu, mané”, negou neste sábado (1º) que a Corte pratique “ativismo judicial” e afirmou que essa percepção é “bastante equivocada”. Segundo Barroso, o que ocorre é que a Corte tem protagonismo devido à abrangência da Constituição e, consequentemente, dos assuntos que podem ser levados à apreciação dos ministros.

As declarações foram feitas durante a Brazil Conference, nos Estados Unidos, em painel que discutia como melhorar a celeridade, eficiência e credibilidade do Judiciário. Organizada pela comunidade brasileira de estudantes em Boston (EUA).

– Existe uma percepção bastante equivocada de que o STF é extremamente ativista, que inventa legislações e produz decisões que trazem insegurança jurídica. Gostaria de dizer que nada disso acontece. O que existe mesmo é um protagonismo judicial. Como tudo pode chegar ao Judiciário, o Judiciário passa a ter uma visibilidade incomum – afirmou o ministro.

O STF tem sido alvo de críticas por parte de setores políticos, principalmente por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que alegam que a Corte excede a sua função e toma decisões que deveriam ser de responsabilidade do Congresso Nacional.

A acusação de “ativismo judicial” já foi, inclusive, tema de discussão no Senado no ano passado. Barroso e o ministro Alexandre de Moraes foram convidados por senadores ligados ao governo Bolsonaro a debater o assunto na Casa, mas recusaram o convite.

Barroso destacou que a abrangência da Constituição brasileira, que dispõe sobre diversos temas, faz com que questões vistas como políticas também possam ser interpretadas como jurídicas.

– Quando você traz uma matéria para a Constituição, você a retirou da política e trouxe para o Direito – afirmou.

O ministro ainda comentou as críticas que a Corte recebe por suas decisões. Segundo ele, cumprir a Constituição com “independência e coragem moral” não é participar de um “torneio de simpatia”.

– Cumprir a Constituição com independência e coragem moral não é participar de um torneio de simpatia, porque você sempre desagrada [alguém], e o que você agradou hoje, você desagrada amanhã – disse Barroso.

*AE

Leia também1 STF muda seu entendimento e Renan Calheiros vence mais uma
2 STF julga se policiais e militares poderão criticar seus superiores
3 STF derruba prisão especial para quem tem ensino superior
4 Moraes "abre fogo" contra Jair Bolsonaro, PL e extrema-direita
5 Moraes arquiva pedidos contra Lula sem ouvir parecer da PGR

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.