Leia também:
X Jefferson avalia se candidatar ao Senado por MG, diz revista

Em entrevista, Barroso ameaça suspensão do Telegram

'Penso que uma plataforma, qualquer que seja, que não queira se submeter às leis brasileiras deva ser simplesmente suspensa', disse ele

Pleno.News - 13/02/2022 18h56 | atualizado em 14/02/2022 11h43

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso Foto: STF/Carlos Moura

Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, voltou a falar a respeito de uma possível suspensão do Telegram no Brasil.

– Eu penso que uma plataforma, qualquer que seja, que não queira se submeter às leis brasileiras deva ser simplesmente suspensa – disse Barroso.

No início do mês, em entrevista ao Estadão, o ministro chegou a afirmar que não gosta da ideia de banir uma plataforma; contudo, o aplicativo tem ignorado tentativas de diálogo feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que busca um trabalho em conjunto no combate à desinformação durante as eleições de 2022.

Outras redes sociais, como Facebook, WhatsApp e TikTok, já fizeram parceria com o TSE nas eleições municipais passadas, em 2020, com o objetivo de conter redes de desinformação. Portanto, a recusa do Telegram de cooperar com a Justiça brasileira pode acabar causando sua suspensão no país.

– Nenhum ator relevante no processo eleitoral pode atuar no país sem que esteja sujeito à legislação e a determinações da Justiça brasileira – declarou Barroso.

Para ele, o Brasil “não é casa da sogra” e não deve suportar um aplicativo que seja sede para ataques à democracia ou faça apologia ao nazismo, ao terrorismo e possibilite a venda de armas.

Barroso ocupará o posto de presidente do Tribunal Superior Eleitoral até dia 22 de fevereiro, quando deverá passar o cargo para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.

*AE

Leia também1 Jefferson avalia se candidatar ao Senado por MG, diz revista
2 Ex-deputado estadual morre por complicações da Covid-19
3 Martinho da Vila diz que votará em Lula e ataca Bolsonaro
4 Barroso volta a atacar Bolsonaro: "A mentira já está pronta"
5 Vereadora do PT quer tornar orixá Xangô "guardião do Recife"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.