Leia também:
X STJ mantém a prisão preventiva da ex-deputada Flordelis

Barros: “Silveira não irá perder o mandato e disputará a eleição”

Líder do governo na Câmara disse considerar o assunto como encerrado

Henrique Gimenes - 26/04/2022 20h30 | atualizado em 27/04/2022 10h34

Deputado federal Ricardo Barros Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Nesta terça-feira (26), o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), falou sobre o perdão concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a oito anos e nove meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista ao portal Uol, o líder do governo na Câmara disse acreditar que Silveira manterá seu mandato parlamentar e disputará as eleições este ano.

A cassação do mandato e a perda dos direitos políticos foram medidas impostas pelo STF após a condenação de Silveira. No entanto, Barros acredita que o perdão de Bolsonaro também acaba com essas punições.

– O presidente, com o ato da graça, extinguiu a pena do deputado Daniel Silveira, e, sendo assim, as consequências também acabam extintas. (…) O deputado Daniel Silveira, na minha opinião, não perderá o mandato e vai disputar a reeleição – apontou.

Daniel Silveira foi condenado pela Corte após “críticas” a integrantes do STF. No entanto, o Supremo ainda irá decidir se a medida tomada por Bolsonaro irá acabar com a inelegibilidade do deputado.

Já Ricardo disse considerar o assunto acabado.

– A última palavra nesse caso é do presidente Bolsonaro porque a Constituição lhe dá o direito de indultar pessoas que tenham sido condenadas; não vi nenhum conflito. (…) O presidente repetiu a sentença do Judiciário no seu decreto, portanto, ele a reconheceu. E, com seu poder constitucional, anula os efeitos dela. Não consigo entender porque ainda se está discutindo isso, se é um assunto superado – ressaltou.

Leia também1 Congresso decide sobre cassar mandatos, dizem Lira e Pacheco
2 Weber determina que indulto a Silveira seja julgado em plenário
3 Frota apresenta PL para barrar perdão a "atos antidemocráticos"
4 Bolsonaro foi estúpido ao dar perdão a Silveira, afirma Lula
5 Marco Aurélio: "Falta pouco para Moraes colocar estrela de xerife"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.