Leia também:
X Fachin vê “misoginia estrutural” nas eleições brasileiras

Barbosa não descarta concorrer ao Planalto, mas cita ‘empecilho’

De acordo com o ex-ministro, ele encontra-se "livre e solto"

Pleno.News - 08/03/2022 13h28 | atualizado em 08/03/2022 14h47

Ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa Foto: STF/Felipe Sampaio

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa afirmou, em entrevista no Conversa com o Bial, que não descarta concorrer à eleição presidencial em outubro. Ao ser questionado pelo jornalista Pedro Bial se, diante da estagnação da terceira via e da possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (PL) se reeleger, aceitaria se candidatar ao Palácio do Planalto, o ministro aposentado disse estar disposto a entrar na disputa. Mas citou o prazo curto para se filiar a um partido como uma dificuldade.

– Em princípio, sim [seria candidato], mas o prazo está muito curto. Eu não tenho mais filiação partidária, me desliguei do PSB. E não procurei nenhum partido, estou tocando a minha vida – afirmou Barbosa.

– Filiação a um partido não é uma coisa tão simples, né? Há partidos que não querem ter candidatos à Presidência. O jogo eleitoral no Brasil mudou muito. A conquista do poder, hoje, não tem como troféu máximo chegar à Presidência da República – completou ele, cuja passagem no Supremo ficou marcada pela relatoria do inquérito do mensalão, que condenou a cúpula do PT.

No início do ano, o ex-ministro do STF se desfiliou do PSB, partido pelo qual ensaiou uma candidatura em 2018, quando chegou a alcançar 10% nas pesquisas de intenção de voto. Caso queira disputar a eleição, ele precisará encontrar uma legenda até o dia 2 de abril, data-limite determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para candidatos estarem filiados a algum partido

Após a saída do PSB, Barbosa afirmou estar “livre e solto”. PSD e União Brasil se mostraram abertos a recebê-lo. O partido presidido por Gilberto Kassab, no entanto, conversa com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para ser o candidato da legenda.

*AE

Leia também1 No Conversa com Bial, Barbosa diz que PSDB é 'embromador'
2 "Parabéns, mulheres, por seu dia", declara Jair Bolsonaro
3 Guerra: Ministro Carlos França reforça imparcialidade do Brasil
4 Edson Fachin não descarta banir Telegram durante eleições
5 Outro deputado é criticado por piada sexista com ucranianas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.