Leia também:
X Ipec: No RJ, Castro sobe cinco pontos e se descola de Freixo

Band faz editorial com críticas a Moraes: “Mandante fora da lei”

Emissora fez duras críticas ao ministro em virtude de operação contra empresários

Paulo Moura - 31/08/2022 08h45 | atualizado em 31/08/2022 12h40

Apresentador Eduardo Oinegue leu editorial contundente contra Moraes Foto: Reprodução/TV Band

A TV Bandeirantes divulgou nesta terça-feira (30) um editorial contundente com críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por causa do fato de ele ter determinado uma operação contra oito empresários em virtude de mensagens trocadas no WhatsApp. No texto, a emissora chamou Moraes de “mandante fora da lei” e “justiceiro”.

– Onde estão as provas? Porque troca de mensagens, apenas opiniões sem ação, ainda que sejam contra a democracia ou mesmo em defesa de golpe, ideia que combatemos e abominamos, não configuram crimes. Estão longe de fundamentar aquela operação policial – declarou a emissora.

No editorial, que foi lido pelo apresentador Eduardo Oinegue no Jornal da Band, a emissora também afirmou que o Brasil ficou “chocado” com a operação policial e questionou se o “país vai ter que conviver com um ministro do Supremo que virou de fato mandante de operações ilegais”.

– Vão crescendo sinais de que estamos diante de mais um desatino do nosso judiciário, como tem acontecido desde a Lava Jato. Sem provas claras e contundentes, Alexandre de Moraes desempenha nesse episódio mais o papel de mandante fora da lei e da Constituição do que de ministro que deveria zelar por essa mesma lei, por essa mesma Constituição – completou.

Confira, na íntegra, o texto do editorial da Band:

O Brasil, ainda chocado com a ação da Polícia Federal na casa e no escritório de oito empresários, esperava que o ministro Alexandre de Moraes apresentasse a justificativa para ter autorizado essa operação. E de fato acaba de ser retirado o sigilo das investigações. Isso no 7º dia depois da ação policial. Mas o que apareceu não convence.

E a pergunta continua: onde estão as provas? Porque troca de mensagens, apenas opiniões sem ação, ainda que sejam contra a democracia ou mesmo em defesa de golpe, ideia que combatemos e abominamos, não configuram crimes. Estão longe de fundamentar aquela operação policial.

Vão crescendo sinais de que estamos diante de mais um desatino do nosso judiciário, como tem acontecido desde a Lava Jato. Sem provas claras e contundentes, Alexandre de Moraes desempenha nesse episódio mais o papel de mandante fora da lei e da Constituição do que de ministro que deveria zelar por essa mesma lei, por essa mesma Constituição.

Pelo respeito que temos à instituição do Supremo Tribunal Federal, queremos acreditar que ainda possam existir evidências convincentes, mas a expectativa se reduz. O tempo passa e a cobrança vai ficando mais intensa e a indignação também.

Ou será que esse material não existe mesmo e o país vai ter que conviver com um ministro do Supremo que virou de fato mandante de operações ilegais? Um ministro justiceiro.

Essa é a opinião do grupo Bandeirantes de Comunicação.

Leia também1 Ipec: No RJ, Castro sobe cinco pontos e se descola de Freixo
2 TSE confirma decisão de excluir vídeos de reunião de Bolsonaro
3 PF não vê indícios de crime e encerra apuração sobre Renan
4 TSE proíbe porte de armas nos dois turnos das eleições
5 Ação de Moraes foi após pedido de Randolfe contra empresários

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.