Leia também:
X Contra Zanin no STF, grupo de 5,5 mil advogados assina carta

Bancas de concurso para juízes terão paridade de gênero

CNJ também determinou inclusão de questões sobre direitos humanos

Pleno.News - 30/03/2023 16h42 | atualizado em 30/03/2023 18h23

Sede do CNJ Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, por unanimidade, ato normativo que obriga a paridade de gênero – ou seja, mesmo número de homens e mulheres – nas comissões examinadoras e bancas de todos os concursos públicos para o cargo de juiz no Brasil. A decisão foi tomada na última terça-feira (28).

Outra mudança aprovada foi a inclusão obrigatória de questões sobre direitos humanos em todos os concursos públicos da Justiça. Tal obrigatoriedade existia somente no caso da Justiça militar.

Relatora do tema, a conselheira Salise Monteiro Sanchotene destacou que os percentuais de presença feminina no Judiciário encontram-se estagnados desde 2019, no patamar de 38%.

– O teto de vidro na magistratura existe e constatamos também uma diminuição do ingresso de magistradas – disse.

A paridade está próxima somente na Justiça do Trabalho, em que as mulheres representam 49% da magistratura. Na primeira instância, elas são 40%, enquanto que nas demais, apenas 25% são desembargadoras ou ministras. Desde 2018, o CNJ instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário.

Durante a votação sobre a paridade nas bancas, a conselheira também destacou a publicação de um novo Repositório de Mulheres Juristas do CNJ, que compila o currículo de 500 mulheres especialistas em diversos temas do Direito – entre advogadas, juízas, defensoras públicas, integrantes do Ministério Público e outras operadoras de direito.

Segundo Sanchotene, a ferramenta vem auxiliar na localização de “mulheres que podem ser citadas nos votos, ter participação incluída em bancas de concurso e em mesas de eventos jurídicos”.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Doritos abre inscrição gratuita para trans mudarem de nome
2 Prefeitura é criticada por uso de linguagem neutra em evento
3 Ciclista encerra a carreira após perder para trans: "Irritada"
4 Parlamentar transexual recebe prêmio de mulher do ano
5 Atleta transexual bate recorde pela 8ª vez e é contestada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.