Leia também:
X Flávio Bolsonaro diz que Renan é “tóxico” para trabalhos da CPI

Aziz: Todos os representantes da Saúde omitiram informações

Presidente da CPI comentou sobre pedido de prisão de Wajngarten

Pleno.News - 17/05/2021 12h19 | atualizado em 17/05/2021 12h33

Senador Omar Aziz, presidente da CPI da Covid Foto: Divulgação/Senado Federal

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), reforçou, durante entrevista concedida à rádio CBN, que não chancelaria o pedido de prisão do ex-secretário da Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, durante os trabalhos da comissão.

Na defesa de sua posição, Aziz afirmou que até agora todos os representantes da Saúde que passaram pela CPI omitiram informações e colocaram-se muito mais como “vítimas” da política do governo federal do que de suas próprias ações.

Para Aziz, se o colegiado tomasse esse viés mais “autoritário”, como classificou, dando voz de prisão a todos que apresentaram contradições e omissões ao grupo, isso poderia colocar em risco a credibilidade da CPI. Eçe reafirmou que essas contradições e omissões, quando necessário, serão enviadas ao Ministério Público Federal (MPF).

– Muitas pessoas acham que a gente pode resolver esse problema se enforcar três ou quatro pessoas em praça pública ou apedrejar. Não, nós não vamos resolver isso assim. Nós vamos resolver buscando a verdade – afirmou Aziz.

O presidente do colegiado também voltou a ratificar sua insatisfação com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de conceder um habeas corpus ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, para que ele tenha o direito de ficar em silêncio na CPI. Para Aziz, o general é uma “peça-chave” para a conclusão das investigações do grupo, sendo o ministro que passou mais tempo à frente da pasta da Saúde durante a pandemia.

– Uma série de coisas… na atuação dele, infelizmente a gente não vai ter como saber – avaliou.

Aziz também comentou sobre o depoimento do ex-ministro das relações exteriores Ernesto Araújo, que acontecerá nesta terça-feira (18), e o da secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, doutora Mayra Pinheiro, conhecida como “capitã cloroquina”, agendado para quinta-feira (20).

Sobre Araújo, Aziz adiantou que ele será questionado sobre quais foram os esforços do ministério para a aquisição de vacinas e sobre quais foram os esforços realizados nas negociações com a China para liberação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), necessário para produção dos imunizantes contra Covid-19.

Sobre a doutora Mayra, Aziz foi mais enfático. Segundo ele, a médica defendia o uso de fármacos sem a eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19 dentro do Ministério da Saúde.

– Não foi à toa que, numa sala do Palácio do Planalto, tinha lá um decreto colocando na bula da cloroquina que o medicamento teria que ser usado para a Covid. Então, não foi de graça isso. Não caiu do céu. Alguém redigiu aquilo. E eu tenho certeza absoluta [de] que [a bula] foi redigida por um especialista; não foi redigida por um general – declarou o senador.

*Estadão

Leia também1 Flávio Bolsonaro diz que Renan é "tóxico" para trabalhos da CPI
2 "A grande golpista foi a Dilma", diz Cunha sobre impeachment
3 MC Kevin pulou para evitar briga com a esposa, afirma colunista
4 Pesquisas mostram rejeição dos japoneses aos Jogos Olímpicos
5 Geraldo Alckmin relembra perda de Mário Covas há 20 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.