Leia também:
X Aziz decide tornar conteúdo de celular de Dominghetti público

Aziz quer Witzel em programa de proteção às testemunhas

Ex-governador exigiu inclusão para prestar depoimento

Pierre Borges - 06/07/2021 18h21 | atualizado em 07/07/2021 10h50

Ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel
Wilson Witzel, ex-governador do Rio de Janeiro Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, senador Omar Aziz, solicitou ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) que o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e seus familiares sejam incluídos no programa de proteção às testemunhas, pedido feito por Witzel como condição necessária para prestar depoimento.

O ex-governador afirma que pode apresentar novos elementos sobre corrupção relacionados a hospitais federais no Rio, mas pediu a proteção para falar com a Comissão em uma sessão secreta. Além da proteção, se o pedido for aprovado pelo MMFDH, Witzel, sua esposa e seus três filhos menores de idade também receberão ajuda de custo do programa.

No documento, o presidente da CPI afirma que, “em razão dos fatos graves que tem a revelar à comissão, [Witzel] encontra-se em situação de expressivo risco a sua integridade física e à integridade de seus familiares”.

Entre os benefícios solicitados estão: Proteção residencial, incluindo o controle de telecomunicações; escolta e segurança nos deslocamentos; ajuda financeira mensal; apoio e assistência social, médica e psicológica; além do custeio de assessoramento jurídico em processos que eventualmente sejam movidos contra Witzel devido ao depoimento prestado à Comissão.

A aprovação do pedido depende agora da ministra Damares Alves, a quem o advogado de Witzel pediu “sensibilidade” para avaliar o caso.

Leia também1 Aziz decide tornar conteúdo de celular de Dominghetti público
2 Após se filiar ao PSL, Datena revela: "Meu foco é o Senado"
3 Aziz diz que a CPI não irá parar durante o recesso legislativo
4 Queiroga avalia vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos
5 Ministério da Economia decide vender 100% dos Correios

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.