Aziz pede perícia em atestado de reverendo convocado para a CPI
Hamilton de Paula apresentou o documento alegando impossibilidade de comparecer
Pierre Borges - 12/07/2021 18h02 | atualizado em 15/10/2021 12h23

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), solicitou que seja feita uma perícia técnica no atestado médico apresentado nesta segunda-feira (12) pelo reverendo Amilton de Paula. O religioso alega que não poderá comparecer à Comissão pela “impossibilidade momentânea” apresentada no documento.
O Amilton é presidente da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah) e é acusado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) de ter negociado a contratação de 400 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca pelo triplo do preço em nome do governo brasileiro, com o aval do ex-diretor do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde, Laurício Monteiro Cruz.
O atestado tem validade até o próximo dia 24 e informa que o reverendo sofre de crise renal. Alguns senadores, porém, destacam que, quando convocado, Amilton apresentou uma outra justificativa para se ausentar do depoimento, alegando que seu advogado estaria viajando na data marcada para a oitiva.
O comando da CPI avalia adiantar outro depoimento para a sessão desta quarta-feira (14), quando o reverendo seria ouvido, adiando, portanto, a oitiva de Amilton para uma outra data. Entretanto, tal decisão só poderá ser tomada após resultado da perícia solicitada no atestado.
Leia também1 Bolsonaro visita Fux às vésperas de indicar ministro ao STF
2 CPI da Covid: Reverendo alega impossibilidade de comparecer
3 Diretora da Precisa pede ao STF direito de não comparecer à CPI
4 'Crime de responsabilidade cada vez fica mais claro', diz Aziz
5 Aziz diz que Pacheco prorrogará CPI da Covid esta semana