Leia também:
X Mulher pode ter comido dedo da amante do marido e é presa

Aziz: ‘Na minha terra, tucunaré é o cara que morre pela boca’

O senador e o deputado Ricardo Barros protagonizaram uma discussão na CPI da Covid desta quarta

Monique Mello - 12/08/2021 12h39 | atualizado em 12/08/2021 13h45

Omar Aziz, presidente da CPI da Covid Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid ouve nesta quinta-feira (12) o deputado Ricardo Barros (PP-PR). O parlamentar, que é líder do governo na Câmara, é acusado de atuar em um suposto esquema de corrupção na compra de vacinas contra a Covid-19.

Primeiro, Barros iria comparecer à CPI por meio de uma convocação, mas na quarta-feira (11) o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), transformou a convocação em convite. Barros selou o compromisso de falar a verdade durante seu depoimento ao colegiado. No entanto, foi repreendido por Aziz, que afirmou não estar interessado na opinião de Barros sobre a comissão e disse que, no Amazonas, “tucunaré é o cara que morre pela boca”.

Barros havia dito que a CPI tentava “criar versões”, ao dizer que Luis Miranda não afirmou, em nenhuma das entrevistas à Comissão ou à Polícia Federal que, ele [Barros] estivesse envolvido no caso da Covaxin. Segundo o parlamentar, tampouco o presidente Jair Bolsonaro mencionou seu envolvimento. Tal afirmação desencadeou um bate-boca na sessão.

– O senhor responda as perguntas. Os seus comentários da CPI, você fale da porta para fora. No meu estado [Amazonas], caboclo é sábio. E o cara que morre pela boca é tucunaré. Devagar com o andor que o santo é de barro. Não dê uma de tucunaré aqui. Não criamos versões aqui; são fatos – rebateu Aziz.

– O deputado disse para todos aqui que a pessoa a quem se referia é vossa excelência. Se eu fosse líder do presidente na Câmara, eu não pediria não, eu exigiria que o presidente se retratasse para todo o Brasil na live semanal que ele não tivesse dito o seu nome. Não precisava da sua presença aqui, bastava o presidente desmentir – acrescentou Aziz.

 

Leia também1 Omar Aziz afirma que a CPI da Covid "está próxima do fim"
2 CPI tem "material vasto" para incriminar Bolsonaro, diz petista
3 CPI avalia incluir acusação de homicídio qualificado contra Bolsonaro
4 CPI quer indiciar Bolsonaro por 'charlatanismo' na pandemia
5 CPI aprova acareação entre Onyx e o deputado Luis Miranda

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.