Aziz libera acesso a arquivos da CPI: “Não sou babá de ninguém”
STF determinou que a CPI tome providências para evitar vazamento de informações
Gabriela Doria - 24/08/2021 16h58 | atualizado em 24/08/2021 17h27

O presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), decidiu liberar o acesso de senadores e assessores a documentos sigilosos obtidos pela comissão. A única condição que Aziz impôs foi a de que os interessados assinassem pedidos de requisição dos arquivos.
A decisão de Aziz surge após o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenar que a comissão adote providências para evitar o vazamento de informações sigilosas. No fim da semana passada, Lewandowski deu prazo de cinco dias para a CPI da Covid anunciar as medidas que tomaria.
– Longe de mim querer cercear a informação de senador, longe de mim. Só que eu tenho que ter as precauções necessárias porque, depois, a CPI acaba e vão me responsabilizar por coisas que eu não fiz. E eu não estou aqui para ser babá de ninguém. Cada um tem que ter as suas responsabilidades – disse Aziz.
O presidente da CPI também negou que esteja dificultando o acesso de senadores aos documentos, mas reforçou que é necessário haver um controle.
– Todos os senadores vão poder ter acesso aos documentos que quiserem. Só vão ter que assinar, porque, como eu não terei acesso a nenhum desses documentos, se vazar algum documento, estará lá a assinatura do senador, e ele será responsabilizado. Ele ou eles que tiverem acesso – afirmou.
Aziz disse ainda que, desta forma, haverá mais controle sobre as informações.
– Geralmente, quem tem acesso a esses documentos é aquele que faz o requerimento. Então, tomamos providências. Falei com o secretário para que a gente possa preservar a credibilidade da CPI e, principalmente, cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal, que recomenda e determina que nós tenhamos cuidados para não vazar documentos sigilosos. Então, por isso foi feito esse comunicado aos senhores senadores que compõem a CPI da Covid – prosseguiu.
Leia também1 CCJ do Senado aprova indicação de Aras para 2° mandato na PGR
2 Senadores da CPI se reúnem com Alexandre de Moraes no STF
3 Guedes elogia Lira e diz que Pacheco foi "puxado pela CPI"
4 CPI: Marcos Rogério vai ao STF contra restrição de documentos
5 STF mantém quebra de sigilos de Ricardo Barros pela CPI da Covid