Leia também:
X Fachin se reúne com advogado de Bolsonaro e discute eleições

AVANTE lança André Janones como candidato à Presidência

Deputado federal é o quarto colocado em pesquisas eleitorais

Gabriel Mansur - 23/07/2022 17h15 | atualizado em 25/07/2022 14h10

André Janones Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O AVANTE oficializou a candidatura do deputado federal André Janones à Presidência da República neste sábado (23), em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Ex-cobrador de ônibus, Janones foi alçado à Câmara dos Deputados após ganhar projeção nacional pela atuação na greve dos caminhoneiros, em maio de 2018.

Janones aparece na quarta colocação da pesquisa de intenções de voto do Datafolha, com 2%, tecnicamente empatado com Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU), com 1%.

– Nossa bandeira principal é a diminuição da desigualdade social. O povo brasileiro quer ser feliz, viver em paz e ter o seu lugar. Nossa candidatura é competitiva, nasceu das ruas, foi construída junto dos brasileiros e temos, sim, um projeto de futuro para o nosso Brasil – disse o presidenciável em discurso neste sábado.

Em 2018, Janones recebeu 178 mil votos e foi eleito deputado federal por Minas Gerais, sendo o terceiro mais votado pelos mineiros, atrás apenas de Marcelo Alvaro Antonio (então no PSL) e Reginaldo Lopes (PT).

Em 2021, na metade de seu primeiro mandato, lançou-se como candidato a presidente da Câmara dos Deputados, na eleição que elegeu Arthur Lira (PP-AL). Janones conquistou apenas três votos.

O candidato do Avante ficou em segundo lugar na única eleição para o Executivo em que já se candidatou (à prefeitura de Ituiutaba, em 2016).

Leia também1 PT oficializa candidatura de Haddad, com vice indefinido
2 Bolsonaro diz que "nenhum abortista será indicado ao STF"
3 Tebet diz que ala do MDB pró-Lula "tem cheiro de naftalina"
4 Após elogio de Temer, Dilma chama o ex-vice de "golpista"
5 PSDB confirma pai de Rodrigo Maia como vice de Freixo no RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.