Leia também:
X Bebê de três meses morre após ser atacado por pitbull em SP

Avaliação do governo Lula tem piora em nova pesquisa Ipec

Índice de "ruim" ou "péssimo" da atual administração cresceu em relação ao mês de abril

Pleno.News - 09/06/2023 10h54 | atualizado em 09/06/2023 11h21

Lula Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou para baixo, em relação a abril, de acordo com dados da pesquisa Ipec/O Globo divulgados nesta sexta-feira (9). O percentual dos que classificam a gestão petista como “ótima” ou “boa” passou de 39% para 37%. Já a avaliação do governo como “ruim” ou “péssimo”, por sua vez, saiu de 26% e agora é 28%.

De acordo com o Ipec, apesar de as variações estarem dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, a tendência mostra uma piora da percepção da população sobre o governo. Em março, quando o instituto fez a primeira pesquisa de opinião sobre o terceiro mandato de Lula, a diferença entre satisfeitos e insatisfeitos era de 17 pontos. Hoje, esse número é de apenas 9 pontos.

O levantamento também mostrou que 53% dos brasileiros aprovam a maneira de Lula governar, enquanto 40% desaprovam. Em abril, esses percentuais estavam em 54% e 37%, respectivamente. Já a confiança no presidente passou de 52% para 50%, e a desconfiança foi de 44% para 46%, o que mostra um empate técnico entre os que confiam e os que desconfiam do petista.

No Nordeste, onde Lula teve seu melhor desempenho na eleição frente ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a taxa de aprovação recuou de 55% para 45%, na comparação com abril. Entre os eleitores que vivem com até um salário mínimo, houve variação de 53% para 43% na aprovação do petista.

A divulgação dos dados ocorre após uma série de desgastes de Lula, que vive uma crise na articulação política com o Congresso. Nos últimos meses, o presidente endossou o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e mostrou posições dúbias sobre a guerra na Ucrânia, que foi invadida pela Rússia no ano passado.

*AE

Leia também1 Jeff Machado usou R$ 20 mil de sua herança para pagar Bruno
2 STF já tem 3 votos para dar vaga de Deltan a suplente do Podemos
3 Jornalista critica Lula por pedir avião novo: "Fora da realidade"
4 Biden comete gafe em encontro com premiê do Reino Unido
5 Dinheiro "esquecido": Mais de 60% do valor não foi resgatado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.