Leia também:
X Após “desconvite” a Fávaro, BB vai tirar patrocínio da Agrishow

Augusto Nunes é condenado por chamar político de “cafajeste”

Processo foi aberto em razão de um texto publicado em uma coluna do jornalista em 2021

Paulo Moura - 29/04/2023 09h54 | atualizado em 02/05/2023 16h21

augusto nunes
Jornalista Augusto Nunes Foto: Reprodução / TV Cultura

O jornalista Augusto Nunes foi condenado por injúria e difamação por ter chamado o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), de “cafajeste” e ter afirmado que a administração dele desviou vacinas contra a Covid-19. Nunes recebeu uma pena de seis meses e seis dias de prisão, que foi convertida no pagamento de 30 salários mínimos.

O episódio que deu causa ao processo ocorreu em janeiro de 2021, quando foi publicado um texto na então coluna de Nunes no site R7 com o título Cafajestes no poder e o subtítulo Governo de Rondônia desvia vacinas, frauda relatórios e exporta doentes.

No artigo em questão, a coluna de Augusto Nunes acusava a administração rondoniense de ter desviado vacinas e adulterado relatórios da Covid-19 com o objetivo de evitar que, em razão da falta de leitos, o estado fosse obrigado a decretar medidas de isolamento mais rígidas. Posteriormente, o artigo foi removido da internet.

Em sua decisão, tomada no último dia 13 de abril, o juiz José Fernando Steinberg declarou que Nunes não compareceu na audiência de instrução, debates e julgamento da ação e que, por isso, foi declarada a revelia do jornalista. Sobre o mérito, o magistrado disse que ficaram configuradas as práticas de injúria e difamação por parte do comunicador.

– A prova documental é clara e suficiente sobre os crimes contra honra praticados pelo querelado [Nunes], que se frise, novamente, extrapolou as barreiras da liberdade de expressão e de imprensa – sustentou o magistrado.

Ao colunista Daniel Haidar, do site Terra, o jornalista informou que vai recorrer da decisão.

– Posso dizer que fui julgado à revelia e que foi uma interpretação equivocada da Justiça. Agora, como constituí advogado, a sentença será certamente revertida em segunda instância – declarou.

Leia também1 Após "desconvite" a Fávaro, BB vai tirar patrocínio da Agrishow
2 Relator do PL da Censura retira a proposta de instituir um órgão fiscalizador das redes sociais
3 Professora é suspeita de incitar violência em sala de aula
4 Abin alertou para risco contra prédios públicos e autoridades
5 Marcos do Val: "Fui ameaçado para não participar da CPMI"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.