Leia também:
X Vídeo: Deputados Arthur do Val e Kim Kataguiri invadem hospital

Augusto Nunes “detona” Renan Calheiros relator da CPI da Covid

Para ele, função deveria ser ocupada por alguém que saiba "agir com independência e honestidade"

Henrique Gimenes - 17/04/2021 16h08

Augusto Nunes Foto: Edu Moraes/Divulgação Record TV

Nesta sexta-feira (16), o comentarista Augusto Nunes se mostrou indignado com a possibilidade do senador Renan Calheiros (MDB-AL) ser o relator da CPI da Covid-19. Em comentário feito no Jornal da Record, o jornalista afirmou que a função deveria ser ocupada por alguém que saiba “agir com independência e honestidade”.

Renan deve ser escolhido para o cargo após um acordo entre os partidos que compõem a CPI, que terá 11 membros titulares. A presidência deve ficar com o senador Omar Aziz (PSD-AM) e vice-presidência com Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Leia o que disse Augusto Nunes:

Em toda comissão parlamentar de inquérito, é inevitável a presença de políticos que já chegam para abertura dos trabalhos com posições definidas. Alguns são aliados incondicionais dos alvos das investigações. Outros são opositores irredutíveis.

Todos podem votar como quiserem, mas nenhum deles deve ser o presidente ou relator da CPI. Ambos os cargos precisam ser reservados a parlamentares que saibam agir com independência e honestidade.

Esses dois pré-requisitos desaconselham a escolha de Renan Calheiros para o posto de relator da CPI do Senado, que vai apurar possíveis irregularidades cometidas pelo presidente da República no combate à pandemia de coronavírus

Se é insensato entregar a feitura do relatório final ao antagonista do principal investigado, beira o absurdo a escolha de um relator que é réu num processo e ‘objeto’ de quase 20 inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal.

Um relator da CPI de tamanha importância não pode ter um prontuário bem maior do que a folha de serviços prestados à nação.

Leia também1 "Vou tomar a vacina por último, tem muita gente apavorada"
2 PT e partidos de centro disputam apoio de evangélicos para 2022
3 Fiuza sobre educação no Brasil: "Centrais de panfletagem"
4 "Se fosse o poste presidente, teria lockdown nacional"
5 Sheherazade processa Silvio Santos e quer R$ 30 milhões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.