Augusto Aras substitui Lindôra nos processos criminais do STF
PGR diz que Lindôra está de férias e que foi preciso designar alguém para continuar o trabalho
Pleno.News - 25/08/2023 15h52 | atualizado em 25/08/2023 17h42
A vice-procuradora-geral da República Lindôra Araújo está afastada dos processos criminais de competência do Supremo Tribunal Federal (STF). A mudança foi oficializada nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial da União (DOU).
A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirma que a substituição acontece, porque Lindôra está de férias e foi preciso designar alguém para dar continuidade ao trabalho. Como o mandato do procurador-geral da República Augusto Aras termina em 26 de setembro, ela não deve voltar a atuar nos processos em curso no STF.
O subprocurador-geral Humberto Jacques de Medeiros assume a função, já a partir desta sexta. Ele antecedeu Lindôra na coordenação penal da PGR e deixou o cargo em abril de 2022, a pedido.
O acervo pendente no STF inclui inquéritos sensíveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como a investigação das fraudes nos cartões de vacina da Covid-19 e o inquérito das milícias digitais. Os casos relacionados aos atos golpistas do dia 8 de janeiro continuam com o subprocurador Carlos Frederico Santos.
Lindôra é considerada uma das principais vozes mais conservadoras no Ministério Público Federal. Sua substituição acontece a um mês do fim do mandato de Aras, que tem buscado uma aproximação junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de olho na recondução.
*AE
Leia também1 Decisão do STF sobre drogas pode reduzir número de detentos
2 Lula comete gafe e erra cálculo matemático após Cúpula do Brics
3 Líder do PT na Câmara defende Zanin após críticas da esquerda
4 "Não entendo nada de política", diz Roberto Campos Neto
5 Moraes convida “hackers do bem” para testar segurança das urnas