Leia também:
X Tebet dá sinais de que aceitará Planejamento, diz Padilha

Atual governadora do Ceará será secretária-executiva do MEC

Nome foi confirmado pelo ex-governador cearense Camilo Santana

Pleno.News - 27/12/2022 14h47 | atualizado em 27/12/2022 15h53

Izolda Cela Foto: AL-CE/Dario Gabriel

O ex-governador do Ceará e futuro ministro da Educação indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Camilo Santana (PT), confirmou nesta terça-feira (27) que a atual governadora cearense Izolda Cela será a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito por ele após uma reunião com o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Santana também confirmou que Fernanda Pacobahyba ficará com a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Fernanda foi secretária da Fazenda do Ceará e citada por Santana como uma pessoa da confiança dele. O futuro ministro ainda comemorou o fato de a pasta ter conseguido um acréscimo de R$ 12 bilhões no Orçamento de 2023.

– Conseguimos recuperar um pouco o orçamento do ministério. Já vai dar certo fôlego – avaliou.

O ministro ainda disse que o reajuste da merenda escolar, tema polêmico durante a eleição, também estará em pauta, além da realização de um levantamento sobre obras paralisadas. A ideia, de acordo com Santana, é retomá-las “o mais rápido possível”.

Outro assunto abordado no encontro entre Santana e Haddad foi o bloqueio de recursos para as universidades públicas. Sobre o tema, o futuro chefe da pasta de Educação disse que conversará com os representantes das instituições de ensino. O futuro titular do MEC ainda afirmou que quis conversar com Haddad por causa da experiência dele à frente da pasta no passado.

– Tenho conversado muito com Haddad. Ele tem experiência – disse, relatando que a questão sobre os recursos do orçamento no Ministério foi um item da pauta desta terça.

*AE

Leia também1 Com Lula, Margareth Menezes terá R$ 10 bilhões para Cultura
2 Após polêmica, Janja veta amigo de Eduardo Paes no governo Lula
3 Deputado crítico de Putin morre ao cair de sacada de hotel
4 Vaza nova logo do governo federal, que poderá ter vermelho
5 Posse de novos comandantes de Exército e Marinha é antecipada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.