Atos no DF: PF cumpre mais oito mandados de prisão
Foi deflagrada a sexta fase da Operação Lesa Pátria
Pleno.News - 14/02/2023 11h06 | atualizado em 14/02/2023 17h57

A Polícia Federal (PF) abriu nesta terça-feira (14), mais uma fase da Operação Lesa Pátria, que investiga a invasão aos prédios da Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro. Trata-se da sexta etapa da operação. Os policiais cumprem oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo.
As ordens foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o relator das investigações.
A PF diz ver indícios de que os investigados cometeram os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A Polícia Federal abriu um canal de denúncias e tornou a Operação Lesa Pátria permanente. Novas fases têm sido abertas quase semanalmente. Na última etapa, foram presos quatro oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal suspeitos de convivência com os manifestantes.
*AE
Leia também1 OAB pede transferência de presos por atos para seus estados
2 PGR pede soltura de 12 pessoas presas pelos atos de 8 de janeiro
3 AGU quer a condenação de 3 empresas e 54 manifestantes
4 Malafaia denuncia excessos do "ditador desgraçado da toga"
5 Carla Zambelli diz que visitará manifestantes presos na Papuda