Leia também:
X Lula se reúne com Rosa Weber, Arthur Lira e ministros

Atos do DF: Pedido de Soraya por CPI já tem 20 assinaturas

Randolfe Rodrigues, Humberto Costa e Kátia Abreu estão entre senadores que assinaram petição

Pleno.News - 09/01/2023 12h23 | atualizado em 09/01/2023 12h39

Soraya Thronicke Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) entrou com pedido de instalação urgente de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as manifestações que aconteceram em Brasília, neste domingo (8).

Até o fim da noite de domingo, Thronicke já tinha conseguido assinaturas dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso; Humberto Costa (PT-PE); Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Kátia Abreu (PP-TO). Segundo divulgou o site da Band, nesta segunda-feira (9), o pedido de abertura para a CPI já recolheu 20 das 27 assinaturas necessárias no Senado.

No pedido enviado, Soraya disse ser preciso apurar a responsabilidade pelos “atos antidemocráticos e terroristas”, eventuais omissões cometidas por administradores públicos federais, estaduais e municipais, no controle da segurança entre 7 e 8 de janeiro de 2023 e a existência de financiadores e difusores deste e outros “movimentos antidemocráticos e terroristas”.

De acordo com Soraya, “do que se extrai das notícias citadas, além de tantas outras, os grupos de pessoas que invadiram os prédios públicos seriam apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e pediam intervenção das Forças Armadas, em razão do resultado das eleições que içou Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República”.

– Em razão da gravidade dos fatos, sobretudo sob a ótica da violação ao Estado Democrático de Direito, tais ilícitos não podem passar ilesos ao controle do Poder Legislativo, pelo que peço o apoio dos Senadores para a instalação urgente de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – escreveu a senadora, no pedido.

*AE

Leia também1 Maduro critica protestos no DF, ataca Bolsonaro e apoia lula
2 Barroso se manifesta sobre atos no DF: "A Justiça virá"
3 Silas Malafaia relembra invasões do MST a prédios públicos
4 Moraes manda que hotéis do DF entreguem lista de hóspedes
5 Elon Musk comenta invasões ao STF, Planalto e Congresso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.