Leia também:
X Em vídeo, Valdemar diz que foi mal interpretado nas redes

Ato minguado contra o Marco Temporal tem Mercury e Duncan

Protesto ocorre no Theatro Municipal de São Paulo

Monique Mello - 07/06/2023 14h49 | atualizado em 07/06/2023 14h55

Lideranças indígenas, ativistas e alguns poucos artistas se reúnem nesta quarta-feira (7) em protesto ao Marco Temporal, que volta a ser julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). O ato, denominado Marco Temporal, não!, acontece na escadaria do Theatro Municipal de São Paulo.

Entre os famosos compareceram apenas as cantoras Daniela Mercury e Zélia Duncan e o DJ Zé Pedro. Daniela, que chegou ao local por volta de 13h, é integrante da Comissão Arns, uma organização da sociedade civil composta por juristas, intelectuais, jornalistas, ativistas e voluntários na defesa dos direitos humanos.

– A gente tem que lutar. O parlamento não quer proteger a Amazônia como a gente quer. Se não a protegermos, vamos perdê-la – declarou Daniela, logo antes de cantar a música Dona desse Lugar.

Já a cantora Zélia Duncan participou da performance da canção Terra, composta por Caetano Veloso.

Os ativistas afirmam que a tese do Marco Temporal é inconstitucional e que não há embasamento em tratados internacionais.

O processo foi pautado em um momento em que o debate do tema avança no Congresso. A Câmara aprovou, na semana passada, projeto de lei para restringir as demarcações a territórios ocupados antes de 1988 – data da aprovação da Constituição. A proposta seguiu para o Senado.

Diversos artistas que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022 protagonizaram um vídeo com críticas à postura da atual gestão do governo federal a respeito das pautas climáticas. Na gravação, publicada no último dia 5 de junho, data que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, o grupo disse que “acabou o clima”. Entre temas criticados pelos famosos, foi citado também o Marco Temporal.

Leia também1 Após decisão da Câmara, STF volta a julgar marco temporal
2 Artistas que votaram em Lula dizem que "acabou o clima"
3 STF anula apreensão de quase 700 quilos de cocaína no RJ
4 Do Val diz que Emicida recebeu R$ 285 mil de dinheiro público
5 PT pede a ministério concessão para ter canais de rádio e TV

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.