Leia também:
X Confira a lista com os possíveis candidatos de Lula ao STF

Artistas querem revogar decreto de Bolsonaro sobre Lei Rouanet

Representantes do setor se encontraram com membros da equipe de transição

Pleno.News - 08/12/2022 16h09 | atualizado em 08/12/2022 16h45

Eduardo Barata, presidente da APTR Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Integrantes da equipe de transição do novo governo Lula (PT) se encontraram, nesta quarta-feira (7), com representantes do setor cultural para ouvir suas demandas. Entre as principais preocupações manifestadas pelos artistas está garantir o repasse de recursos da Lei Rouanet e recompor o orçamento da cultura.

Durante entrevista a jornalistas na sede do governo de transição em Brasília, Eduardo Barata, presidente da APTR (Associação dos Produtores de Teatro), defendeu que “a Lei Rouanet foi completamente desconstruída, descaracterizada” durante o governo Bolsonaro. O atual presidente fez alterações na lei que limitaram a captação de recursos na área.

– Tem que ter um decreto revogando o decreto do Bolsonaro que foi realmente muito ruim para o nosso setor. Até foi falado hoje brincando [sobre] um “canetaço” que aprove os projetos imediatamente que estão há mais de um ano e oito meses com dinheiro na conta sem poder movimentar – disse, segundo informações do Portal360.

Ele também informou que os artistas reivindicaram uma previsão no Orçamento de 2023 sobre o mecenato da Lei Rouanet. Os representantes da classe cultural vão se encontrar com o relator geral do Orçamento, senador Marcelo Castro, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para tratar do assunto.

Outro tema abordado foi a escolha do novo ministro da Cultura. Barata afirmou que os artistas esperam que o escolhido para comandar a pasta seja capaz de unir gestão, arte e conhecimento.

– Que esse ministro não seja apenas uma celebridade, que esse ministro seja um gestor que transite politicamente no Congresso, que transite no Executivo com força e que reconstrua não só as políticas de fomento, mas reconstrua o Ministério da Cultura – pontuou.

Leia também1 Sergio Moro reage à ação do PL para cassar o seu mandato
2 Tiago Leifert rebate Casagrande: "Nunca destratei superiores"
3 Gleisi: Lula anunciará primeiros ministros nesta sexta-feira
4 STF não tem expediente nesta 5ª feira em razão do Dia da Justiça
5 Ronaldo Caiado é internado em SP e passa por cirurgia cardíaca

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.