Leia também:
X ALBA entregará maior honraria da Casa para Clezão

Artistas fazem campanha por mulher como ministra do STF

Anitta, Bruna Griphao e Juliette se posicionaram em suas redes em defesa da pauta

Paulo Moura - 15/10/2025 08h57 | atualizado em 15/10/2025 10h52

Artistas se posicionaram em prol de mulher para o lugar de Barroso no STF Fotos: Victor Chapetta/AgNews // Eduardo Araujo/AgNews // Victor Chapetta/AgNews

Com a saída do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF), artistas têm se mobilizado na defesa de que uma mulher substitua o magistrado em uma das 11 cadeiras da Suprema Corte brasileira. Uma das celebridades a se pronunciar sobre a questão foi a cantora Anitta, que ressaltou que apenas três mulheres passaram pelo STF em 172 anos de história.

– Tenho certeza de que existem mulheres qualificadas para o cargo no nosso país onde a maioria da população é mulher. Compartilho com toda esperança – escreveu.

Postagem de Anitta sobre ter ministra mulher no STF Foto: Reprodução/Instagram

Outra artista a falar sobre a questão foi a atriz Bruna Griphao. Em seu perfil no Instagram, Bruna publicou um vídeo nesta terça-feira (14) no qual, assim como Anitta, ressaltou o aspecto de poucas mulheres terem passado pelo STF desde a fundação da Corte.

– É claro que quem for ocupar esse cargo tem que ser uma pessoa competente, sendo homem ou mulher, [mas] em um país onde a gente [mulher] é maioria, vocês não acham minimamente justo a gente ter mulheres nos cargos de poder? – indagou Griphao, que pediu que a mensagem postada por ela seja repassada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bruna Griphao (@brunagriphao)

A ex-BBB Juliette Freire também se pronunciou nas redes sociais sobre o tema. Em seu perfil na plataforma X, ela escreveu que acha “bem justo” que a pessoa indicada por Lula para o lugar de Barroso seja uma mulher.

– Meninas, sabemos bem o que é ser desrespeitada, interrompida e ter direitos negados, né?! Somos a maioria no Brasil e merecemos voz. Abriu uma vaga no STF e, em 134 anos, só três mulheres passaram por lá. Hoje são dez homens e uma mulher. Acho bem justo ser uma de nós! – declarou Juliette, que também compartilhou um abaixo-assinado em defesa da pauta.

Postagem de Juliette sobre ministra mulher no STF Foto: Reprodução/X

BARROSO É FAVORÁVEL A SER SUBSTITUÍDO POR MULHER
Após anunciar sua aposentadoria antecipada na última semana, o próprio Luís Roberto Barroso afirmou ver “com gosto” a ideia de uma mulher ser escolhida para ocupar sua vaga na Corte.

– Eu, filosoficamente, acho, sem fazer uma escolha pontual para essa vaga; que é uma competência do presidente; que sou um defensor de mais mulheres nos tribunais superiores como regra geral. A resposta é sim. Há homens e mulheres capazes, mas vejo com gosto. Tanto que, no Conselho Nacional de Justiça, implementei com muito empenho a resolução de paridade de gênero nos tribunais de segundo grau – afirmou.

Barroso completou que vê com “simpatia a escolha recair sobre uma mulher”, mas que isso não significava “excluir os diversos cavaleiros que também têm a legítima pretensão e merecimento”.

Leia também1 As feministas do Projac e o silêncio dourado sobre María Corina Machado
2 Felipe Selau, ex-ator de Malhação, é achado morto aos 31 anos
3 Autoridades chinesas prendem cerca de 30 pastores
4 ALBA entregará maior honraria da Casa para Clezão
5 Deputados veem "zero chance" de avanço da anistia nesta semana

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.