Leia também:
X Bolsonaro é convidado e aceita ser presidente de honra do PL

Arthur Lira sugere mudança em comissões mistas no Congresso

Queda de braço entre Câmara e Senado já dura mais de 50 dias

Pleno.News - 28/03/2023 11h09 | atualizado em 28/03/2023 13h28

Arthur Lira Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que os líderes vão apresentar algumas sugestões para resolver essa queda de braço com o Senado que já dura mais de 50 dias.

Uma das ideias é alterar a composição das comissões mistas que hoje têm número fixo: 12 deputados e 12 senadores. Para, segundo Lira, ter uma proporção maior de deputados em relação aos senadores, assim como ocorre, por exemplo, na Comissão Mista de Orçamento.

Durante a pandemia, a instalação das comissões mistas ficou suspensa. Os textos estavam seguindo direto para o plenário. Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-RO), determinou a volta da criação dessas comissões. Lira protestou.

E, temendo que a agenda legislativa fique paralisada, o governo tenta um consenso: pode fazer um apelo para que o Congresso vote seguindo o modelo anterior algumas MPs importantes, entre elas, a que reorganiza o Bolsa Família e a que define a estrutura ministerial, como disse Lira.

As outras medidas provisórias seriam reenviadas por meio de um projeto de lei com urgência constitucional. Enquanto isso, continua o esforço concentrado para votar 13 MPs do governo anterior, seguindo ainda o rito adotado durante a pandemia, ou seja, indo direto para o plenário, sem a criação de Comissão Mista. Nesta segunda-feira (27) à noite, duas foram aprovadas. A que trata de contrato temporário no Ministério da Saúde e a que trata do seguro DPVAT.

*Agência Brasil

Leia também1 Nikolas sai em defesa de Lira na Câmara e alfineta Pacheco e STF
2 Lira dá "chega pra lá" no STF e diz que MPs cabem ao Congresso
3 Arthur Lira diz que MPs editadas por governo Lula podem cair
4 Oposição se antecipa à CPMI dos atos e convoca ministros
5 Mandato para ministro do STF é “cavalo de Troia”, diz Gilmar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.