Leia também:
X Volta da gratuidade de bagagem de 23 kg é aprovada no Senado

Arthur Lira convida Sachsida para discutir tarifas de energia

Presidente da Câmara se reunirá para tratar da votação do projeto de decreto legislativo que suspende aumentos de energia

Pleno.News - 18/05/2022 09h32 | atualizado em 18/05/2022 10h00

Presidente da Câmara, Arthur Lira Foto: Agência Brasil/Fabio Pozzebom

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está programando para esta quarta-feira (18) uma grande reunião. O objetivo é discutir com os líderes da base do governo o aumento das tarifas de energia elétrica. O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foram convidados.

No encontro, que acontecerá residência oficial de Lira, os líderes irão tratar da votação do projeto de decreto legislativo que suspende os aumentos de energia já concedidos no Ceará, na Bahia e no Rio Grande do Norte e pode ter efeito geral – ou seja, atingir outros aumentos já autorizados pela Aneel.

Em reunião com aliados na terça-feira (17), Lira disse que os aumentos já concedidos eram muito altos, mas ponderou que o tema era delicado, porque envolvia contratos assinados com as empresas. As distribuidoras não aceitam a suspensão dos contratos e ameaçam judicializar caso o projeto seja aprovado.

A Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace) considera o projeto uma “afronta ao processo regulatório do setor elétrico”. A associação entende que os consumidores são os principais interessados em reduzir os custos de energia. A tramitação está em regime de urgência depois que o requerimento para apressar a votação foi aprovado por ampla maioria dos deputados.

Em ano de eleição, parlamentares pressionam Lira para colocar em votação o decreto. Os parlamentares apresentaram na Comissão de Minas e Energia da Câmara uma série de requerimentos para convocar o ministro Sachsida para falar sobre a alta da energia elétrica e dos combustíveis.

*AE

Leia também1 Globo demite chefe citado em denúncia do MP contra delegado
2 Volta da gratuidade de bagagem de 23 kg é aprovada no Senado
3 Bolsonaro entra com ação no STF contra Alexandre de Moraes
4 Torcida do Boca Juniors insulta brasileiros durante jogo
5 Fachin deve manter comissão no TSE com as Forças Armadas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.