Leia também:
X Bolsonaro celebra vitória de Arthur Lira na Câmara

Arthur Lira anula votação para cargos da mesa da Câmara

Novo presidente argumentou que a inscrição do PT no bloco de Baleia Rossi foi feita fora do prazo previsto

Paulo Moura - 02/02/2021 07h28 | atualizado em 02/02/2021 09h23

Arthur Lira é o novo presidente da Câmara dos Deputados Foto: Câmara dos Deputados/Cleia Viana

Em seu primeiro ato como novo presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) anulou, ainda na noite de segunda-feira (1°), a votação para os cargos da Mesa Diretora e determinou a realização de uma nova eleição para que os integrantes do grupo sejam escolhidos. Segundo Lira, a decisão foi motivada pelo fato de que o bloco de Baleia Rossi foi formalizado fora do prazo.

– Considerando que, neste momento, apenas o cargo de presidente foi apurado, cargo excluído da proporcionalidade partidária, permitindo a candidatura de qualquer deputado e que nenhuma candidatura apresentada a este cargo foi indeferida… Considerando que ainda não é conhecida a vontade deste soberano plenário quanto à parte equivocada, relativa aos demais cargos, decide tornar sem efeito a decisão que deferiu o registro do bloco – disse.

Além da anulação da votação, o parlamentar também cancelou a formação do bloco que apoiou seu principal adversário, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), formado por 10 partidos (PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede). Além do presidente, a Mesa Diretora é composta por dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes.

O novo cronograma definido por Lira prevê que os líderes partidários se reúnam às 11h desta terça (2), para escolher os cargos a partir da nova divisão. As candidaturas devem ser registradas até as 13h, e a eleição foi convocada para as 16h desta terça. A divisão das cadeiras é feita de acordo com o tamanho dos partidos ou blocos.

Com o desmembramento do bloco, os partidos que apoiaram a candidatura de Baleia Rossi passam a ser contados de maneira individual na divisão proporcional dos cargos na Mesa Diretora. Na prática, partidos como a Rede, que conquistaria a Quarta Secretaria da Câmara, e o PT, que ficaria com a Primeira Secretaria, devem perder essas vagas.

O registro do PT no bloco de Baleia Rossi foi, inclusive, alvo de muita discussão e até bate boca entre Lira e Rodrigo Maia, com acusações de que o ex-presidente da Casa teria agido com parcialidade ao autorizar a oficialização do bloco de Baleia. O prazo para formalização dos blocos terminou às 12h desta segunda, mas o PT só teria enviado a documentação para adesão ao bloco de Baleia Rossi às 12h06.

Leia também1 Bolsonaro celebra vitória de Arthur Lira na Câmara
2 Deputado Arthur Lira é eleito presidente da Câmara
3 Maia faz último discurso como presidente da Câmara e chora
4 Marcelo de Carvalho detona Covas por ida ao Maracanã
5 Lira manda indireta a Maia e fala em dar voz aos deputados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.