Arthur do Val fez ligação para saber o quão encrencado estava
Deputada Isa Penna, do PSOL, disse ter recebido contato telefônico do parlamentar
Paulo Moura - 05/03/2022 10h33 | atualizado em 05/03/2022 10h37

A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) disse, na noite de sexta-feira (4), que após o vazamento dos áudios contendo comentários machistas feitos pelo deputado Arthur do Val (Podemos-SP) a respeito das refugiadas ucranianas, o parlamentar ligou para ela para saber da repercussão do caso e sobre o quão encrencado estava.
– Ele me ligou para saber o quão f****o ele está, e eu não só falei que acho o áudio dele es****o, como disse que acho que ele está muito ferrado – afirmou a psolista.
É TODO DIA, – absolutamente todos os dias -, que um homem com poder faz um escárnio imensurável de violência e misoginia. É essa pessoa que vocês querem que a gente conviva no parlamento? Me mandaram os áudios do Mamãe Falei e ele pediu a minha opinião sobre o que foi falado. + pic.twitter.com/TW3Vq05f4X
— Deputada Isa Penna (@isapenna) March 4, 2022
Após a divulgação dos áudios, a deputada também disse que sua equipe protocolou um pedido na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para iniciar um inquérito pela cassação do mandato de Arthur em razão da postura do deputado estadual.
– Minha equipe jurídica já encaminhou pedido à Alesp para iniciar um inquérito pela cassação do Mamãe Falei, por quebra de decoro. Este tipo de comportamento não é admissível com a casa e eu lutarei firmemente contra isso – escreveu.
ÁUDIO VAZADO
No áudio vazado nas redes sociais, o deputado estadual faz uma série de comentários machistas e preconceituosos sobre as refugiadas ucranianas. Nas gravações, o parlamentar afirma que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Ele também diz que a quantidade de seguidores em seu Instagram facilitam o acesso às mulheres.
– Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas “minas”, em dois grupos de “mina”, e é inacreditável a facilidade – diz o deputado, em tom de vitória.
Ainda segundo o pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições deste ano, e aliado do ex-juiz Sergio Moro, que após a repercussão do fato rejeitou receber o apoio de Arthur, “a fila da melhor balada do Brasil não chega aos pés da fila de refugiados”.
– Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de “mina” bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série – diz ele.
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Arthur do Val se pronuncia e assume que áudio "foi machista"
2 Emocionada, Ana Paula condena falas de Arthur do Val: "Nojo"
3 Damares Alves diz que pedirá a cassação de Arthur do Val
4 Zambelli repudia 'Mamãe Falei' por áudio sobre mulheres ucranianas
5 Namorada termina com Arthur do Val após áudio