Leia também:
X Ex-embaixatriz da Ucrânia pede cassação de Arthur do Val

Arthur do Val decide retirar pré-candidatura ao governo de SP

Deputado disse que já entrou em contato com a presidente do Podemos para oficializar decisão

Paulo Moura - 05/03/2022 14h43 | atualizado em 07/03/2022 11h24

Deputado estadual Arthur do Val Foto: Alesp/José Antonio Teixeira

Por meio de uma nota publicada no início da tarde deste sábado (5), o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) anunciou oficialmente que decidiu retirar sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. No comunicado, o parlamentar informou que enviou o pedido à presidente nacional do Podemos, Renata Abreu.

– Os áudios que vazaram de uma conversa privada com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas ou com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho. (…) Por isso, entrei em contato com a presidente do Podemos, Renata Abreu, para retirar minha pré-candidatura ao governo de São Paulo – afirmou.

Publicação de Arthur do Val sobre a retirada de sua pré-candidatura ao governo de São Paulo Foto: Reprodução/Instagram Arthur do Val

Mais cedo, em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, Arthur havia anunciado que avaliava abrir mão da candidatura após a repercussão do vazamento de áudios dele com afirmações sexistas sobre as mulheres ucranianas, em que dizia que elas eram “fáceis, porque são pobres”.

– Se eu vou continuar pré-candidato eu não sei, eu cheguei agora no Brasil. Eu não sei e não quero atrapalhar a terceira via, não quero atrapalhar meu partido, não quero atrapalhar ninguém. Se isso for melhor, eu retiro [minha candidatura] – declarou o parlamentar no vídeo publicado na manhã deste sábado.

ÁUDIO VAZADO
No áudio vazado nas redes sociais, o deputado estadual faz uma série de comentários machistas e preconceituosos sobre as refugiadas ucranianas. Nas gravações, o parlamentar afirma que as ucranianas “são fáceis, porque são pobres”. Ele também diz que a quantidade de seguidores em seu Instagram facilita o acesso às mulheres.

– Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas “minas”, em dois grupos de “mina”, e é inacreditável a facilidade – diz o deputado, em tom de vitória.

Ainda segundo o pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições deste ano, e aliado do ex-juiz Sergio Moro, que após a repercussão do fato rejeitou receber o apoio de Arthur, “a fila da melhor balada do Brasil não chega aos pés da fila de refugiados”.

– Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de “mina” bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série – diz ele.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Leia também1 Ex-embaixatriz da Ucrânia pede cassação de Arthur do Val
2 Podemos decide abrir processo disciplinar contra Arthur do Val
3 Arthur do Val fez ligação para saber o quão encrencado estava
4 Arthur do Val se pronuncia e assume que áudio "foi machista"
5 Emocionada, Ana Paula condena falas de Arthur do Val: "Nojo"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.