Leia também:
X Monique Medeiros é investigada por atos libidinosos na cadeia

Arthur do Val admite deixar disputa pelo governo de SP

Envolvido em polêmica após vazamento de áudios, deputado disse não querer "atrapalhar ninguém"

Pleno.News - 05/03/2022 12h58 | atualizado em 05/03/2022 13h02

Deputado estadual Arthur do Val fez vídeo comentando áudios machistas Foto: Reprodução/YouTube Arthur do Val

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) afirmou neste sábado (5) que os áudios em que diz que as ucranianas são “fáceis porque são pobres” são “escrotos” e “machistas”. Em um vídeo publicado no YouTube, intitulado “pedido de desculpas”, Arthur diz não saber se continuará como pré-candidato ao governo de São Paulo.

– Não quero atrapalhar a terceira via, não quero atrapalhar meu partido, não quero atrapalhar ninguém – afirmou.

Conhecido como “Mamãe Falei”, Do Val disse, ainda, que aceita ser julgado pelo que falou, mas não “pelo que não fez”. Segundo ele, os áudios teriam sido enviados para um “grupo de amigos do futebol”, depois de sair da Ucrânia, quando estava na Eslováquia e a “tensão” tinha passado.

– O que eu senti naquele momento, eu senti alegria. Comecei a mandar mensagem para todo mundo – defendeu-se.

Sem, de fato, pedir desculpas pelo ocorrido, Do Val lamentou que os áudios foram vazados e que as pessoas ouviram.

– A gente não tem direito nem à privacidade. Eu fico triste por vocês terem visto isso. É claro que eu não queria que ninguém tivesse visto isso – completou.

PODEMOS ABRE PROCESSO DISCIPLINAR
As declarações do deputado repercutiram mal na cúpula do Podemos A preocupação é sobre como mais esta polêmica envolvendo um membro do MBL pode recair sobre a pré-candidatura de Sérgio Moro, a quem o grupo se aliou. O ex-juiz foi duro nas respostas e descreveu o tratamento do deputado com as ucranianas como “inaceitável”.

– Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige – afirmou o presidenciável.

O senador Alvaro Dias (Podemos) também repudiou as declarações de Arthur do Val e disse que sua posição é de pedir “uma atitude urgente e rigorosa, de rompimento” com o parlamentar.

– Nós não podemos conviver com o inacreditável. Porque é inacreditável alguém que postula cargo de governador de São Paulo dizer bobagens dessa grandeza – declarou Dias.

A presidente do Podemos, Renata Abreu, classificou as declarações como “gravíssimas e inaceitáveis”. Segundo ela, o partido instaurou de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Além do processo interno no partido, Do Val já é alvo de pedidos de cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo.

ÁUDIO VAZADO
No áudio vazado nas redes sociais, o deputado estadual faz uma série de comentários machistas e preconceituosos sobre as refugiadas ucranianas. Nas gravações, o parlamentar afirma que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Ele também diz que a quantidade de seguidores em seu Instagram facilitam o acesso às mulheres.

– Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas “minas”, em dois grupos de “mina”, e é inacreditável a facilidade – diz o deputado, em tom de vitória.

Ainda segundo o pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições deste ano, e aliado do ex-juiz Sergio Moro, que após a repercussão do fato rejeitou receber o apoio de Arthur, “a fila da melhor balada do Brasil não chega aos pés da fila de refugiados”.

– Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de “mina” bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série – diz ele.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

*Com informações AE

Leia também1 Monique Medeiros é investigada por atos libidinosos na cadeia
2 Podemos decide abrir processo disciplinar contra Arthur do Val
3 Arthur do Val fez ligação para saber o quão encrencado estava
4 Emocionada, Ana Paula condena falas de Arthur do Val: "Nojo"
5 Arthur do Val se pronuncia e assume que áudio "foi machista"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.