Leia também:
X Pacheco diz que homeschooling não é prioridade, afirma site

Arquidiocese explica “exceção” de bispo casar Lula fora da igreja

Em regra geral, a prática não é permitida

Monique Mello - 20/05/2022 17h16 | atualizado em 20/05/2022 20h03

Dom Angélico Sândalo Bernardino celebrou casamento de Lula e Janja Foto: Ricardo Stuckert/ PT

A cerimônia de casamento do ex-presidente Lula com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, foi celebrada por dom Angélico Sândalo Bernardino em uma casa de festas em São Paulo, ou seja, fora da igreja. Conhecedores das regras da Igreja Católica estranharam o fato, uma vez que não é permitido que um padre realize a cerimônia fora do ambiente eclesial.

O cânone 1.118 § 1 do Código Canônico diz: “O matrimônio entre católicos ou entre uma parte católica e outra não católica, mas batizada, celebre-se na igreja paroquial; pode celebrar-se noutra igreja ou oratório com licença do Ordinário ou do pároco”.

No entanto, a Arquidiocese de São Paulo esclareceu, por meio de nota enviada aos portais Metrópoles e New Mag que há exceção para a regra. De acordo com o cânone 1.118 § 2, o ordinário (bispo diocesano) do lugar pode permitir que o matrimônio se celebre em outro local conveniente. Trata-se de uma faculdade que o direito canônico confere ao ordinário, que poderá exercê-la ou não.

A prática é incomum e raramente a permissão é dada pelo bispo, a menos que sejam apresentadas justificativas relevantes. Costuma-se abrir, com antecedência, um processo matrimonial para analisar a justificativa do pedido.

No caso de Lula, a Arquidiocese não informou quais foram as justificativas apresentadas, mas esclareceu que motivo de segurança e manutenção da ordem pública foram razões consideradas, por tratar-se de um ex-presidente da República.

Leia também1 Fotos: Classe artística comparece ao casamento de Lula e Janja
2 Casamento de Lula em São Paulo teve penetra e jingle eleitoral
3 Bolsonaro ironiza casamento de Lula: "Convidou algum pobre?"
4 Casa atual de Lula tem 4 suítes, 8 banheiros e fica em área nobre
5 Padre processado por Lula diz não dever explicações ao petista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.