Leia também:
X Ministério Público quer interdição da Cidade do Samba

Arolde de Oliveira comanda eleição da presidência da CCJ

Senador também integra a Comissão de Direitos Humanos, onde pretende representar os interesses evangélicos

Henrique Gimenes - 13/02/2019 19h00 | atualizado em 13/02/2019 19h26

Nesta quarta-feira (13), os senadores se reuniram para eleger os presidentes das comissões temáticas da Casa. Por ser o membro mais idoso da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Arolde de Oliveira exerceu a presidência interinamente e foi o responsável por comandar a sessão de escolha.

A CCJ é considerada a comissão mais importante do Senado e ficou com o MDB, dono da maior bancada na Casa. Por aclamação, os membros elegeram a senadora Simone Tebet (MS) para a presidência.

A divisão das comissões foi anunciada por Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, após UMA reunião com os líderes das bancadas nesta terça-feira (12). O papel de cada uma delas é promover o debate técnico entre um grupo de parlamentares e a sociedade antes que um projeto de lei chegue ao plenário da Casa Legislativa. Ao final das discussões, um parecer é emitido para orientar a votação das propostas.

A importância da CCJ se deve ao fato dela examinar as matérias mais relevantes da Casa e as Propostas de Emenda à Constituição (PECs).

Após passar 36 anos na Câmara dos Deputados, o senador Arolde de Oliveira (PSD) integra a comissão temática como membro titular, sendo um dos responsáveis por analisar e debater os projetos que passarem por lá. Ao Pleno.News, ele destacou a importância de fazer parte da CCJ e disse que planeja trabalhar pelas reformas do governo.

– É a comissão mais importante porque ela avalia as questões técnicas. Como hoje temos também leis que são terminativas [que não passam pelo plenário], é na CCJ onde elas são aprovadas em última instância (…) Estou lá porque temos muitos projetos de reforma do governo e pretendemos ajudar – explicou.

Arolde também é membro titular da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que elegeu o senador Paulo Paim (PT-RS) como presidente. Ao Pleno.News, Arolde afirmou que pretende representar o interesse dos evangélicos nos debates.

– A Comissão de Direitos Humanos engloba os projetos que fazem parte do interesse do grupo que me elegeu, o dos evangélicos. Defendemos a saúde, a vida, a questão da ideologia de gênero – ressaltou.

A terceira comissão da qual Arolde membro titular é a de Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), presidida pelo senador Vanderlan Cardoso (PP-GO). Por se tratar de sua área acadêmica de origem, Arolde de Oliveira afirmou que “pretende dar uma contribuição substancial nos debates de todos os projetos”.

Como suplente, ele também faz parte da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e a Comissão Senado do Futuro (CSF).

Leia também1 Parlamentares pedem que STF não criminalize a homofobia
2 Senado voltará a discutir PEC que trata do aborto no Brasil
3 Presidente do Senado divide comissões entre os partidos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.