Aras nomeia subprocurador aposentado para cargo no MP
Eitel Santiago Pereira chegou a ser candidato a deputado federal
Camille Dornelles - 27/09/2019 09h36
Nesta sexta-feira (27), o Diário Oficial da União oficializou a primeira nomeação do procurador-geral da República, Augusto Aras. Ele chamou o subprocurador aposentado Eitel Santiago de Brito Pereira para ser o novo secretário-gral do Ministério Público da União (MPU).
Ele foi convidado no último dia 8, quando falou sobre a nomeação em seu Facebook.
– Vou trabalhar com dedicação, para contribuir com a gestão do futuro PGR Aras, que conheço há muitos anos. É um homem culto, experiente e responsável. Atuará, tenho certeza, respeitando os preceitos constitucionais e preocupado em contribuir com o desenvolvimento nacional. Sairei da comodidade da aposentadoria, movido pelo ideal de servir ao meu País. Que Deus abençoe minha decisão – afirmou.
Eitel Pereira é formado em Direito pela UFPB, mestre em Constituição e Sociedade e se tornou professor universitário após passar em um concurso para a mesma universidade. O subprocurador também atuou como examinador de concursos públicos para Procurador da República.
No MPF, chegou à presidência do Conselho Institucional do órgão; à vice-presidência do Conselho Superior e à Corregedoria-Geral do órgão. Ele chegou a se candidatar a deputado federal pela Paraíba nas Eleições 2018, mas não foi eleito.
No comando do MPU, Pereira deverá coordenador os trabalhos do MPF, Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Leia também1 Durante a sua posse, Aras fala de diálogo e autonomia do MP
2 Com 68 votos, Senado aprova Augusto Aras como novo PGR
3 Aras: Indicação de Eduardo à embaixada não é nepotismo