Leia também:
X Moraes toma posse no TSE em cerimônia com Bolsonaro e Lula

Aras no TSE: Estamos irmanados na defesa do sistema eleitoral

Procurador-geral da República afirmou ainda que Ministério Público e TSE estão "atentos" na sustentação da democracia

Gabriel Mansur - 16/08/2022 21h40 | atualizado em 17/08/2022 12h35

Augusto Aras Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O procurador-geral da República, Augusto Aras, fez um breve discurso, nesta terça-feira (16), durante a cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em sua fala, Aras declarou que o Ministério Público e a Justiça Eleitoral estão “irmanados” na defesa do sistema eleitoral e no combate à desinformação.

– Nesta oportunidade, reiteramos e reforçamos a parceria do MPE [Ministério Público Eleitoral] com o TSE nas várias frentes que têm o propósito de assegurar o respeito à vontade do eleitor. Estamos irmanados na defesa do sistema eleitoral, no combate à desinformação e nos abusos de qualquer natureza – discursou o procurador.

O procurador-geral ressaltou ainda que “está vigilante na sustentação do regime democrático” e garantiu que as eleições gerais deste ano serão “livres e justas”.

– Estamos atentos e vigilantes na sustentação do regime democrático, que se expressa também por meio de eleições livres, justas, diretas e periódicas, como as que certamente teremos em menos de dois meses – completou o procurador-geral.

O TSE estima que cerca de 2,1 mil pessoas compareceram ao evento. Entre os convidados estão o presidente Jair Bolsonaro e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Michel Temer e José Sarney. Fernando Henrique Cardoso foi convidado, mas não compareceu por motivos de saúde.

Também foram à solenidade o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Os demais ministros do STF e outros deputados e senadores também compareceram.

Leia também1 Em solenidade no TSE, Bolsonaro fica de frente para Dilma
2 Posse terá coquetel para 2 mil convidados, diz colunista
3 MPE pede que Justiça rejeite a candidatura de Daniel Silveira
4 Ciro Gomes é intimado pelo TSE por causa de multa eleitoral

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.