Leia também:
X MPF denuncia desembargadora do TJ-AM por venda de decisões

Aras diz que tem sido ‘zeloso’ com apurações sobre Bolsonaro

Procurador-geral destacou que já abriu nove procedimentos para investigar conduta do governo federal na pandemia

Pleno.News - 05/02/2021 18h31

Augusto Aras, procurador-geral da República, abriu apuração inicial sobre governo federal Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que tem sido “zeloso” na apuração da conduta do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Segundo Aras, a Procuradoria-Geral da República (PGR) já abriu nove procedimentos preliminares que miram a atuação do chefe do Executivo federal durante a pandemia.

Considerado um aliado por integrantes do governo, o chefe do Ministério Público Federal (MPF) vem sofrendo pressão, tanto interna quanto externa, para investigar mais a fundo a responsabilidade das autoridades do governo federal durante a pandemia.

– Este órgão ministerial tem sido e continua sendo zeloso na apuração de supostos ilícitos atribuídos ao Chefe do Poder Executivo federal, noticiados por meio de petições que cotidianamente dão entrada no sistema da Procuradoria-Geral da República – escreveu Aras ao STF.

A nova manifestação de Aras foi enviada ao Supremo no âmbito de uma petição, apresentada pelo advogado Fábio de Oliveira Ribeiro, que acusa Bolsonaro da prática do crime de genocídio.

Ao acionar o Supremo, o advogado acusou a PGR de não buscar a responsabilização do chefe do Executivo federal – e pediu que o tribunal decretasse a prisão preventiva do presidente da República. O caso está sob a relatoria do ministro Marco Aurélio Mello.

Aras destacou que, “mais recentemente”, foi aberto um procedimento preliminar para apurar a atuação de Bolsonaro e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Amazonas e no Pará.

*Estadão

Leia também1 Covid: Aras abre investigação preliminar contra Bolsonaro
2 Mourão e embaixador dos EUA conversam sobre Amazônia
3 A pedido de Lula, Haddad aceita concorrer às eleições de 2022
4 Bolsonaro diz que governo quer ICMS fixo sobre os combustíveis
5 Bolsonaro defende liberdade de escolher ministros e secretários

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.