Leia também:
X OAB: Impeachment de Moraes não tem ‘fundamento jurídico’

Aras critica antigo modelo de forças-tarefa da Lava Jato

Procurador-geral da República participa de sabatina nesta terça-feira para sua recondução ao cargo

Pleno.News - 24/08/2021 15h09 | atualizado em 24/08/2021 15h55

Procurador-geral da República, Augusto Aras, em sabatina no Senado Foto: Agência Senado/Jefferson Rudy

Durante sua sabatina na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado, o procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu nesta terça-feira (24) que sua gestão teve atuação “sóbria e técnica”, afirmando que cumpriu seu dever e as promessas feitas aos senadores em 2019, quando foi alçado ao cargo mais alto do Ministério Público Federal (MPF).

Aras também fez críticas à Lava Jato, dizendo que o antigo modelo de forças-tarefa da operação apresentava “deficiências” e não se “mostrava sustentável” em razão de diferentes fatores – entre eles a “falta de regulamentação e a ausência de critérios objetivos”. Nas palavras, de Aras, o “modelo de forças-tarefa com personalização culminou numa série de irregularidades”.

Com relação à sua atuação no âmbito criminal, Aras afirmou que a PGR faz uma “análise criteriosa antes de tomar as providencias cabíveis, informando o Judiciário sobre suas conclusões”.

Sobre investigações envolvendo o presidente da República e seus ex-ministros, Aras afirmou que “nesses procedimentos, primeiro fizemos uma análise profunda para não criar dificuldades injustas”.

Sobre acusações de alinhamento com o Planalto, Aras disse que discordou em 30% dos pedidos liminares feitos pelo governo federal e em 80% das manifestações relacionadas à Covid-19. O procurador-geral disse que, quando se fala em alinhamento “está a se desconhecer que o PGR e o Ministério Público Federal devem agir dentro da técnica jurídico-formal”.

– Quando o procurador-geral sai da sua função, da sua linguagem jurídica, para adentrar a linguagem da política, ou judicializa a política, ou criminaliza a política – declarou.

*AE

Leia também1 OAB: Impeachment de Moraes não tem 'fundamento jurídico'
2 Aras nega alinhamento com o Planalto: Política é para políticos
3 Associação diz que PMs seguirão Exército caso ocorra "ruptura"
4 Alvo de Moraes, agricultor do MT manda aviso ao ministro do STF
5 Brasileiro modifica o corpo para parecer diabo: 'Sinistro me atrai'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.