Leia também:
X Hang: “Esse caso da minha mãe ficou uma coisa feia para a CPI”

Aras abre apuração contra Braga Netto por ‘ameaça às eleições’

Determinação é um desdobramento de pedidos de parlamentares

Monique Mello - 29/09/2021 17h54 | atualizado em 29/09/2021 18h13

Ministro da Defesa Walter Braga Netto Foto: PR/Isac Nóbrega

O procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, determinou a abertura de uma apuração preliminar para avaliar suposta ameaça do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, às eleições de 2022. A Procuradoria divulgou que o Supremo Tribunal Federal foi informado nesta quarta-feira (29).

A determinação de Aras é um desdobramento de pedidos de parlamentares para investigar Braga Netto, motivados por uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Na publicação, em julho deste ano, o jornal afirmou que Braga Netto teria enviado um recado, por interlocutores, ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ameaçando cancelar as eleições 2022 se a PEC do voto impresso não fosse aprovada.

Alegando “risco para a estabilidade democrática para o país”, parlamentares acionaram o STF para apurar tais supostas ameaças do ministro da Defesa. Há pedidos para que Braga Netto responda por crimes previstos na Lei de Segurança Nacional (LSN) e por crime de responsabilidade.

O ministro do STF Gilmar Mendes, relator do caso, determinou que a PGR se manifestasse sobre os pedidos dos parlamentares.

Na época da reportagem do Estado de S. Paulo, Braga Netto negou ter feito qualquer tipo de ameaça e destacou o comprometimento das Forças Armadas com a democracia, mas considerou “legítima” a discussão do voto impresso.

Esse tipo de investigação não tem o mesmo status de um inquérito criminal aberto, uma vez que não se aponta nenhum cometimento de crime.

Leia também1 Luiz Fux reclama de demora na sabatina de Mendonça ao STF
2 Datena menospreza candidatura de Mandetta: 'Nem para 4ª via'
3 Relatório de Renan Calheiros na CPI já tem mais de 6 mil páginas
4 Bolsonaro diz que Lula 'não anda pelo Brasil': 'Vai ser escrachado'
5 Bolsonaro afirma que tendência do MP é arquivar relatório da CPI

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.