Leia também:
X Leite descarta rompimento com Doria após prévias do PSDB

App do PSDB tem problema, e suspensão de prévias é cogitada

Filiados reclamam de problemas para registrar votos nas prévias da legenda

Paulo Moura - 21/11/2021 16h07 | atualizado em 22/11/2021 12h07

Candidatos do PSDB nas prévias Foto: Estadão Conteúdo/Futura Press/Fátima Meira

Diversos filiados do PSDB têm reclamado ao longo deste domingo (21) de problemas de instabilidade no aplicativo desenvolvido para receber os votos dos integrantes da sigla nas prévias que definirão o candidato da legenda nas eleições presidenciais de 2022. Por conta do fato, até a suspensão do pleito já está sendo cogitada.

Inicialmente, o horário do fim da votação estava previsto para 15h, mas depois passou para 18h. Representantes dos dois principais lados do pleito deste domingo, que são os governadores João Doria e Eduardo Leite, já propuseram ampliar o tempo de votação, o que pode estender o processo até a madrugada de segunda-feira (22).

Um dos principais apoiadores de Eduardo Leite, o deputado Paulo Abi Ackel, presidente do diretório de Minas Gerais, foi além e afirmou que os problemas no sistema podem até “inviabilizar” o processo. Leite, porém, optou por elencar a suspensão das prévias apenas como uma “possível solução”.

– A partir da evolução, tomar a decisão sobre o melhor encaminhamento, se é suspensão, prorrogação, adiamento. Essa solução [deve vir] a partir de um relatório técnico – disse Leite.

Doria, por sua vez, anunciou em suas redes sociais que deixou o Centro de Convenções Ullysses Guimarães, onde ocorre as prévias, para ir à sede do partido, onde foi montado um bunker para acompanhar o resultado das eleições internas.

Um dos principais aliados do governador paulista, o presidente do PSDB em São Paulo, Marco Vinholi, afirmou que, desde 8h, horário em que começou a votação, o aplicativo que corresponde à urna tucana ficou 4 horas e meia fora do ar. Segundo dirigentes tucanos, a instabilidade maior ocorreu na ferramenta de reconhecimento facial.

De acordo com o jornal O Globo, uma conversa entre o deputado federal Lucas Redecker (PSDB-RS), da coordenação de Leite, e o deputado estadual Cauê Macris (PSDB-SP), do time de Doria, apontou que a hipótese mais provável de ser adotada diante do problema é prorrogar por mais tempo a votação.

Leia também1 Redação do Enem 2021 é sobre garantia de acesso à cidadania
2 Leite descarta rompimento com Doria após prévias do PSDB
3 Gol começa a demitir quem não se vacinou contra a Covid-19
4 Astrid ataca após perder prêmio para Lacombe: "Negacionista"
5 Ex-participante do BBB diz que maconha era liberada no reality

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.