Leia também:
X Professor que sugeriu guilhotina para filha de Justus é condenado

Após sugestão de Moraes, STF reabre apuração contra Valdemar

Investigação vai apurar crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito

Pleno.News - 22/10/2025 10h55 | atualizado em 22/10/2025 14h36

Valdemar Costa Neto, presidente do PL Foto: PL/Beto Barata

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (21), determinar a reabertura da investigação sobre a suposta trama de golpe de Estado envolvendo o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, dirigente do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Por 4 votos 1, o colegiado acolheu a proposta feita pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, durante o julgamento que condenou os réus do núcleo 4 da suposta trama de golpe, grupo acusado de disseminar desinformação contra as urnas eletrônicas.

Com a decisão, a investigação deverá ser retomada para apurar se Valdemar cometeu crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

No ano passado, o dirigente do PL foi indiciado pela Polícia Federal (PF) no inquérito sobre a suposta tentativa de golpe. Contudo, o político não foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em nenhum dos quatro núcleos de acusados do caso.

Moraes sugeriu a retomada da investigação durante o voto que condenou Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, do Instituto Voto Legal (IVL). Carlos foi contratado pelo PL para realização de estudos para basear a ação na qual o partido contestou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o resultado do primeiro turno das eleições de 2022.

*Com informações Agência Brasil

Leia também1 Professor que sugeriu guilhotina para filha de Justus é condenado
2 França: Macron pede agilidade em medidas após roubo no Louvre
3 Fux diz que alterou entendimento sobre 8/1 por conta de "injustiças"
4 Alckmin sobre Venezuela: 'Não há discordância entre Lula e Trump'
5 Lula chega à Indonésia para giro asiático e reunião com Trump

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.