Leia também:
X Novo aliado de Lula, Janones critica “bolha” da esquerda

Após aumento no STF, Congresso também mira reajuste salarial

Intenção é aumentar o salário dos parlamentares em 9%, mas o tema não deve ser discutido agora

Pleno.News - 13/08/2022 08h28 | atualizado em 13/08/2022 08h34

Congresso Nacional Foto: EFE/EPA/ROBERT GHEMENT

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) apresentar proposta de aumento de 18% para seus ministros e todos os magistrados da Justiça Federal, deputados e senadores começaram a pressionar os presidentes da Câmara e do Senado para também ter direito a reajuste.

De acordo com apuração do jornal O Estado de São Paulo, a proposta em discussão é de elevar o salário dos parlamentares em 9%. Esse percentual faria o vencimento saltar de R$ 33,7 mil para R$ 36,8 mil. No entanto, com a campanha eleitoral já nas ruas, a cúpula do Congresso não cogita pôr o tema em pauta agora.

O assunto só vai entrar na agenda de votação após outubro. Para garantir o reajuste à próxima legislatura, a proposta terá de ser aprovada ainda neste ano. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já trataram do assunto.

Segundo o Estadão, os chefes da Câmara e do Senado combinaram de não antecipar a discussão para evitar que a pressão aumente em período eleitoral. Quem defende a correção dos parlamentares alega que eles estão há oito anos sem reajuste e que haveria recursos para bancar o reforço no contracheque. A última correção foi feita em 2014.

Integrantes da cúpula do Legislativo apontam que a ideia é aprovar a correção salarial de 9%, inclusive para os magistrados, metade do que o defendido pelo STF e também pelo Ministério Público da União. Os reajustes só são aprovados após votação de projetos de leis pelo Congresso.

*AE

Leia também1 Novo aliado de Lula, Janones critica "bolha" da esquerda
2 Câmara dos EUA aprova projeto climático e de saúde de Biden
3 EUA emitem aviso sobre eleições para americanos no Brasil
4 Bolsonaro nega almoço com Guilherme de Pádua: "Mentira"
5 Juiz arquiva denúncia contra Lula e Dilma por obstrução da Lava Jato

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.