Leia também:
X Toffoli nega liminar e Bolsonaro pode bloquear site de notícia

Após ser expulso, Maia diz que o DEM virou “moeda de troca”

Com a decisão, Rodrigo Maia não perde o mandato de deputado

Paulo Moura - 15/06/2021 07h21 | atualizado em 15/06/2021 10h36

Deputado Rodrigo Maia Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após o partido Democratas (DEM) decidir, por unanimidade, expulsar o deputado federal Rodrigo Maia (RJ) dos quadros da legenda, o ex-presidente da Câmara publicou em suas redes sociais um protesto contra a decisão. Na postagem, feita momentos após a decisão do partido, na noite de segunda-feira (14), Maia acusou a legenda de virar “moeda de troca” com o governo federal.

– O partido diminuiu. Virou moeda de troca junto ao governo Bolsonaro. Agora é virar a página e juntar forças para um projeto de desenvolvimento do Brasil e em prol dos brasileiros – escreveu.

Maia também voltou a criticar o presidente do DEM, ACM Neto (BA), a quem chamou de Torquemada Neto, em referência ao frade Tomás de Torquemada, um grande inquisidor espanhol. Maia já havia feito a mesma referência ao ex-prefeito de Salvador anteriormente.

– O DEM decidiu me expulsar de seus quadros. O presidente Torquemada Neto, usando o seu poder para tentar calar as merecidas críticas à sua gestão, tomou essa decisão. É lamentável o caminho imposto pelo Torquemada para o partido. Não só por isso, mas também pela sua deslealdade e falta de caráter pedi a minha desfiliação – declarou.

Maia fez críticas ao DEM após expulsão Foto: Reprodução

A decisão de expulsar Maia foi tomada por unanimidade pelos membros da executiva do partido, que consideraram que o parlamentar cometeu infração disciplinar grave. O relatório, elaborado pela deputada Professora Dorinha (GO), aponta que Maia teria infringido as regras do partido ao chamar ACM Neto de “oportunista”, “um baixinho sem caráter” e “Torquemada baiano”.

Com a expulsão, Maia deverá manter o mandato, o que não ocorreria se ele decidisse sair do partido. Nesse caso, a legenda poderia reivindicar o mandato alegando infidelidade.

Leia também1 Por unanimidade, Rodrigo Maia é expulso do Democratas
2 Fernanda Torres ainda 'avalia' se tomará vacina da Astrazeneca
3 Agente afirma que Eriksen está consciente e conversando
4 Políticos lamentam a morte do ex-vice-presidente Marco Maciel
5 Após saber de almoço com Lula, Malafaia faz alerta a Paes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.