Leia também:
X Fábio Faria pede para apoiadores não responderem pesquisas

Após pedido de investigação do governo, Ipec diz estar tranquilo

Instituto informou que tem "padrões internacionalmente reconhecidos nos métodos utilizados em suas pesquisas"

Henrique Gimenes - 04/10/2022 21h39 | atualizado em 04/10/2022 22h02

Ipec diz que está tranquilo após pedido de investigação do governo Foto: Tribunal Superior Eleitoral

Após o ministro da Justiça, Anderson Torres, anunciar a abertura de um inquérito para apurar a atuação de institutos de pesquisa, o Ipec decidiu se pronunciar. Em nota enviada na noite desta terça-feira (4), o instituto disse que vê a medida “com muita tranquilidade”.

O anúncio foi feito por Torres na noite desta terça. De acordo com ele, um pedido de inquérito foi enviado à Polícia Federal (PF) por “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes”.

Ao comentar o caso, o Ipec disse ter “padrões internacionalmente reconhecidos nos métodos utilizados em suas pesquisas” e que atua “com valores e princípios éticos que pautam sua conduta empresarial e profissional”.

O instituto informou ainda que cumpre “as determinações da legislação eleitoral, cujo rigor e nível de informação disponibilizada para consulta a toda a sociedade através do site do TSE contribui anda mais com a lisura na realização deste tipo de pesquisa”.

Leia a íntegra da nota do Ipec:

O Ipec vê com muita tranquilidade qualquer procedimento que vise dar transparência sobre seu trabalho, pois atua com valores e princípios éticos que pautam sua conduta empresarial e profissional, adotando padrões internacionalmente reconhecidos nos métodos utilizados em suas pesquisas. Além disso, o processo de execução das pesquisas realizadas pelo Ipec, incluindo as de intenção de voto, é rastreável, registrado eletronicamente da coleta do dado ao seu processamento, visando à integridade do dado coletado.

Em se tratando das pesquisas eleitorais, o Ipec cumpre ainda as determinações da legislação eleitoral, cujo rigor e nível de informação disponibilizada para consulta a toda a sociedade através do site do TSE contribui anda mais com a lisura na realização deste tipo de pesquisa. Além disso, o Ipec é associado à ABEP (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa), que auto regulamenta a atividade de pesquisa no Brasil.

Leia também1 Lula diz que vencerá Bolsonaro mesmo com apoio de Garcia
2 Maia desaprova apoio de Garcia a Bolsonaro e avalia demissão
3 Jurista diz que pesquisas devem ser investigadas como fake news
4 PSDB libera filiados para apoiar Lula ou Bolsonaro no 2º turno
5 Salles recebeu três vezes mais votos do que Marina Silva

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.