Leia também:
X Fim do contrato de Moro com consultoria está na mira do MP

Após Ministério da Saúde, outros 3 órgãos federais sofrem ataque hacker

Atentado virtual buscou eliminar dados dos serviços de nuvem

Pierre Borges - 14/12/2021 11h58 | atualizado em 14/12/2021 15h54

Ministério da Saúde foi atacado na última sexta-feira (10) Foto: Pixabay

Após o Ministério da Saúde sofrer dois ataques de hackers, o primeiro na última sexta-feira (10), a Controladoria Geral da União (CGU), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) também foram vítimas do crime cibernético.

Após o anúncio do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que a pasta havia sofrido um novo ataque virtual, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) informou que mais de um órgão havia sido afetado.

O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (CTIR Gov) também emitiu um alerta sobre o ataque, afirmando que “alguns casos de intrusão têm ocorrido com o uso de perfis legítimos de administrador, o que dispensa, ao atacante, ações para escalar privilégios”.

A PRF, por sua vez, confirmou que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), permanece fora do ar e que “equipes de técnicos da PRF estão trabalhando ininterruptamente para restaurar seus sistemas através dos back-ups, necessitando ainda de um prazo de 48h”. O sistema atacado é utilizado por servidores de órgãos federais para emitir informações oficiais.

Já a CGU confirmou que sofreu uma invasão em seu serviço de nuvem por volta das 17h40 de sexta-feira (10). O órgão disse que todos os dados estão armazenados em um back-up (uma forma de armazenamento de segurança) e que, na noite desta segunda-feira (13), todos os serviços já estavam operando normalmente.

O IFPR também informou que sofreu um “grande ataque” hacker em seu serviço de nuvem na sexta-feira, por volta das 18h e que, no sábado, conseguiu recuperar boa parte dos arquivos perdidos, segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do instituto.

O Instituto informou ainda que precisa reconstruir todo o ambiente virtual afetado pelo hackeamento, mas que, nesta segunda, o serviço já estava próximo da normalização. Segundo o órgão, o ataque afetou apenas os dados internos.

Todos os órgãos atacados utilizam o mesmo serviço de computação em nuvem, desenvolvido pela Primesys, uma subsidiária da Embratel.

Leia também1 Homem é investigado por se vacinar 10 vezes contra a Covid
2 Fim do contrato de Moro com consultoria está na mira do MP
3 Ex de Ávine Vinny foi ameaçada enquanto estava na delegacia
4 Pr. Márcio Poncio se despede do neto Josué, em texto comovente
5 Saiba quais os "carrões" usados pelo Poder Judiciário do Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.