Leia também:
X Lula retoma “Minha Casa, Minha Vida” com obras de Bolsonaro

Após insultar Jesus, professor é denunciado por deputada

Parlamentar entendeu o caso como uma afronta aos estudantes

Priscilla Brito - 09/02/2023 15h55 | atualizado em 09/02/2023 15h59

Prova da denúncia da Deputada estadual Dr. Silvana
Prova da denúncia apresentada pela deputada estadual drª. Silvana Foto: Reprodução/Redes Sociais

A deputada estadual Silvana Oliveira de Sousa (PL), que também é médica, agradeceu, nesta quarta-feira (8), a todos que compartilharam a denúncia que fez nesta terça (7). Durante uma sessão na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), a parlamentar denunciou um professor, que não teve seu nome divulgado, por ele ter escrito durante uma aula a frase “Jesus era um vagabundo e um idiota”.

Na tribuna, a parlamentar revelou que o fato aconteceu na Escola Telina Barbosa, no Bairro Messejana, em Fortaleza. Uma aluna, que também não teve seu nome identificado, fotografou o quadro branco com a frase e logo em seguida enviou para a mãe, que, posteriormente, compartilhou em um grupo WhatsApp pedindo oração.

– Uma aluna, do primeiro ano do ensino médio da escola Telina Barbosa, (…) de forma escondida fotografou o quadro onde o professor de Filosofia, a próprio punho, escreveu a seguinte frase: “Jesus era um vagabundo e um idiota” – começou Oliveira.

A deputada entendeu o caso como uma afronta aos estudantes. Diante de outros deputados, ela afirmou que com a foto seria simples realizar uma perícia da letra do professor. Isso tornaria a prova apresentada, confiável. Dessa maneira, um juiz poderá embasar uma decisão justa sobre o ato.

A deputada disse ainda que o professor tem o direito de se expressar por meio da escrita como quiser, mas não em uma sala de aula.

– Aqui é muito simples fazer a perícia da letra do professor. Ele pode escrever o que quiser na vida dele, mas não na sala de aula – afirmou drª. Silvana.

De acordo com informações divulgadas pela jornal O Povo, o vice-presidente da Alece, deputado Fernando Santana (PT), que geria a sessão no momento da denúncia, disse ter telefonado para a Secretária da Educação.

– Se for constatado, se foi um professor, providências serão tomadas – afirmou Santana.

A Secretaria de Educação (Seduc) informou que investiga o caso e confirmou que a frase tinha sido escrita. Por meio da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor 2), o sistema de ensino afirmou que a ação foi feita em uma aula de Filosofia com o objetivo de “provocar discussões pertinentes”.

Leia também1 STF voltar a julgar linguagem neutra nas escolas; saiba mais
2 Rogério Marinho sobre Dilma: “O risco é até a China quebrar”
3 Câmara cria 5 novas comissões para abrigar aliados de Lira
4 Lula embarca para os Estados Unidos para encontro com Biden
5 PSOL pede cassação do mandato da senadora Damares Alves

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.