Leia também:
X Malafaia ironiza encontros de Janja com mulheres evangélicas

Após evento, influenciadores fazem campanha para o STF

Um Alexandre de Moraes "sorridente" estampou perfis de Instagram com milhares de seguidores

Pleno.News - 25/08/2025 17h05 | atualizado em 25/08/2025 19h39

Influenciadores com Alexandre de Moraes Foto: Rosinei Coutinho/STF

Na mais recente tentativa de reforçar sua imagem perante a opinião pública, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu 26 influenciadores digitais em Brasília para a segunda edição do evento Leis e Likes: O papel do Judiciário e a influência digital. E a “estratégia” já está em curso.

O encontro ocorreu no último dia 13 de agosto. Nos dias que se seguiram, vários dos influenciadores presentes passaram a utilizar suas redes para fazer campanha aberta a favor da Corte e, principalmente, do ministro Alexandre de Moraes, que parece ter sido o magistrado mais “tietado”.

Publicações elogiosas, conteúdos destacando o “papel fundamental do STF na democracia” começaram a circular em perfis que alcançam milhões de seguidores.

Todos os influencers convidados demonstram apoio explícito ao STF e ao presidente Lula (PT). Nenhum crítico da atuação da Corte, alguém de direita por exemplo, teve espaço no evento.

Nath Finanças, administradora e graduanda em Economia, postou uma selfie com Alexandre de Moraes, na qual ambos estão sorridentes.

– É claro que tirei foto com o terror dos Bolsonaristas. SEM ANISTIA – dizia a legenda no Instagram da influenciadora que conta com 881 mil seguidores.

Quando o programa Pé de Meia foi lançado pelo governo Lula no ano passado, Nath foi encolhida para fazer vídeo explicativos.

Nath Finanças e Alexandre de Moraes Foto: Reprodução/Instagram @nathfinancas

Jackson Augusto, criador da plataforma Afrocrente, também exibiu a selfie sorridente com Moraes, a quem ele considera “caçador de golpistas”.

Alexandre de Moraes e Jackson Augusto Foto: Reprodução/Instagram @afrocrente

A atriz e pesquisadora Anaterra Oliveira fez uma reportagem no evento, com um viés positivo – quase institucional. Em um dos trechos, ela nega que haja qualquer traço de ditadura no Supremo.

– Você que reclama do STF, fala que existe uma ditadura… se fosse realmente uma ditadura você não poderia nem estar reclamando. Não poderia nem falar esse tipo de coisa! – disse.

– O evento trouxe muito aprendizado para cada pessoa presente e muita troca no STF com os ministros Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso e eu sou imensamente grata de ter tido a honra do convite. Quem amou reage pra abafar os comentários negativos dessa gente que não busca informação! Viva o Brasil, viva a democracia e viva a soberania nacional! – escreveu na legenda de umas das publicações.

Alexandre de Moraes e Anaterra Foto: Reprodução/Instagram @anaterra.oli

Pedro Henrique França também fez coro com as palavras elogiosas à Suprema Corte brasileira. A publicação foi ilustrada, claro, com uma selfie ao lado de Moraes

– Devemos sempre acreditar que a Suprema Corte está ali, imparcialmente, num colegiado de número ímpar, para debater a sociedade e para que os poderes do outro lado da praça não extrapolem nem se restrinjam aos seus próprios interesses – disse o influenciador, que também registrou um clique ao lado do ministro Flávio Dino.

Alexandre de Moraes e Pedro Henrique França Foto: Reprodução/Instagram @pfranca

O momento escolhido para o evento não parece ter sido por acaso. O Supremo enfrenta crescente desgaste junto à população, e o esforço de comunicação institucional surge como tentativa de reverter esse cenário da sociedade, o STF parece ter optado por falar apenas com quem já o aplaude.

Leia também1 STF recebe influenciadores em busca de apoio da sociedade
2 Confira quem bancou a ida de influenciadores digitais ao STF
3 Moraes encontra influencer e faz piada: "Me defender nos EUA"
4 SP ganha primeira "faculdade" de influenciador digital do Brasil
5 Malafaia ironiza encontros de Janja com mulheres evangélicas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.