Leia também:
X PF inicia operação contra CACs que não recadastraram armas

Após “estresse” com a Agrishow, governo tenta acenar ao agro

Alguns representantes do segmento estão no Conselhão recriado por Lula

Pleno.News - 04/05/2023 13h22 | atualizado em 04/05/2023 15h43

Ministro Alexandre Padilha em reunião do Conselhão Foto: Reprodução/TV Brasil

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, fez um aceno ao agronegócio no relançamento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o Conselhão, nesta quinta-feira (4). A escalação do grupo inclui o presidente da Cosan, Rubens Ometto, e Eraí Maggi, empresário do ramo da soja. E também Ayala Ferreira, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

– Temos aqui no Conselhão uma presença maior, do que nas edições anteriores de empresas, do agronegócio – declarou Padilha em seu discurso.

O ministro disse que isso aconteceu porque a economia brasileira mudou em relação ao que era nos primeiros governos Lula. Também mencionou a presença de representantes da agricultura familiar, movimentos sociais e outros segmentos do campo.

Na última semana, o governo teve um momento de “estresse” com o agronegócio. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, deixou de ir à Agrishow, uma das principais feiras do setor, depois de a organização do evento pedir que ele não fosse à abertura para não se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Com isto, o ministro sentiu-se “desconvidado”.

O imbróglio causado pela reação de Fávaro acabou acarretando no cancelamento da cerimônia de abertura do evento, na última segunda-feira (1º).

Também houve desentendimento com o MST nos primeiros meses de governo. Em abril, o movimento, aliado histórico do PT, realizou invasões de terra que causaram desgaste ao Planalto.

De acordo com Padilha, a lista de participantes do Conselhão é para “mostrar para o Brasil que nós não queremos viver num cercadinho, que não queremos viver dentro de nossas bolhas”.

*Com informações da AE

Leia também1 Tarcísio: É menos grave Bolsonaro na Agrishow do que o líder do MST na China
2 Helicóptero que se dirigia à Agrishow cai e deixa dois mortos
3 Bolsonaro participa de feira do agronegócio: "Eu sou o ex deles"
4 Em crise com agro, Lula traz MST para “Conselhão” do governo
5 Novo Conselhão de Lula tem Bela Gil, Felipe Neto e Pe. Lancellotti

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.