Após carros, Lula sugere oferecer incentivos em eletrodomésticos
Em 2009, Lula lançou um programa que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados dos itens da linha branca
Paulo Moura - 12/07/2023 15h32 | atualizado em 12/07/2023 16h48

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que sugeriu a seu vice e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, a reedição de um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos da linha branca, como geladeira e máquina de lavar, e de televisões. Em 2009, Lula lançou um programa que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) desses itens.
O anúncio ocorre poucos dias depois do fim do projeto que conferiu desconto em carros zero quilômetro, encerrado com a venda de cerca de 125 mil automóveis. A declaração foi feita por Lula nesta quarta-feira (12) durante uma cerimônia de condecoração de cientistas e pesquisadores no Palácio do Planalto.
– Até falei para o Alckmin: “Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?”. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar – disse.
Após a fala, o petista se dirigiu à ministra do Planejamento, Simone Tebet, pedindo que ela “abra a mão um pouquinho”, para o governo poder “facilitar a vida do povo que quer ter acesso” aos produtos.
Depois do evento, porém, Tebet pediu “calma” ao ser perguntada se poderia oferecer o desconto e disse que a questão deve ser tratada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
Leia também1 Ciclone extratropical causa problemas em SC e no RS
2 Zema: Prefiro apoiar alguém a ser candidato à Presidência
3 Coronavírus felino mata mais de 300 mil gatos no Chipre
4 "Nenhum deputado fez favor para mim", afirma Lula
5 Bolsonaro chega à Polícia Federal para prestar novo depoimento