Leia também:
X Luis Miranda pede a Aziz prisão de Dominguetti, diz site

Após áudio de Miranda, CPI apreende celular de Dominguetti

Policial militar expôs áudio em que Luis Miranda supostamente tenta negociar vacina

Gabriela Doria - 01/07/2021 15h40 | atualizado em 01/07/2021 17h06

Policial militar Luiz Paulo Dominguetti depôs à CPI da Covid-19 Foto: Agência Senado/Edilson Rodrigues

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 decidiu apreender, nesta quinta-feira (1º), o celular do policial militar Luiz Paulo Dominguetti, que se apresenta como representante comercial da Davati Medical Supply, empresa especializada na intermediação de contratos de vacinas.

A apreensão do aparelho foi justificada pela cúpula da comissão como necessária, para que fosse verificada a autenticidade de um áudio atribuído ao deputado federal Luis Miranda (DEM-DF). No áudio, reproduzido durante o depoimento de Dominguetti, o parlamentar supostamente tenta negociar a aquisição de vacinas diretamente com a Davati, sem permissão ou conhecimento do Ministério da Saúde.

Para Dominguetti, o arquivo demonstraria o interesse de Miranda em intermediar a compra de vacinas por conta própria. Apesar disso, em nenhum trecho do áudio reproduzido na CPI surge a palavra “vacina” ou algo semelhante. A conversa exposta teria acontecido entre Miranda e o CEO da Davati no Brasil, Cristiano Alberto Carvalho.

– O Cristiano me relatava que, volta e meia, tinha parlamentares [o] procurando e o que mais incomodava era o Luis Miranda, o mais insistente com a compra e o valor de vacinas. O Cristiano me enviou um áudio onde pede que seja feita uma live, o nome dele, que tinha um cliente recorrente, que comprava pouco, em menos quantidade, mas que poderia conseguir colocar vacina para rodar – declarou.

Cristiano negou, em declaração ao jornal O Globo nesta quinta, que o áudio exposto tratava da aquisição de vacinas. O deputado Luis Miranda também afastou a acusação durante conversa com o presidente da CPI da Covid-19, o senador Omar Aziz (PSD-AM).

– Há pouco fui conversar com o deputado Luis Miranda. Chamei outros membros. O senador Fernando Bezerra estava junto, o senador Marcos do Val. E fiz questão que tivesse testemunha da minha conversa com ele para que depois não pairasse dúvida [de] que eu tinha induzido. […] O que ele [Miranda] diz é que esse áudio é de 2020, que é uma negociação nos Estados Unidos, não tem nada a ver com Brasil. É um áudio [de quando] nem se falava em vacinas ainda e que está editado aqui para prejudicá-lo. Ele foi agora à polícia levar o áudio completo, fazer denúncia-crime e [diz] que irá dispor para a gente a edição do áudio, está certo? – disse Aziz.

Leia também1 Vendedor mostra áudio e diz que Miranda tentou negociar vacinas
2 Arthur Lira ironiza CPI da Covid: ‘Belíssimo trabalho, imparcial’
3 Em áudio vazado, Aziz ameaça Marcos Rogério: 'quebrar ele todinho'
4 "Superpedido de impeachment não pode ser banalizado"
5 Dono da rede Madero apoia Hang e critica CPI: "7 palhaços"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.