Leia também:
X Justiça do RJ rejeita 4º recurso do PSOL contra Carlos Bolsonaro

Apoio popular ao voto auditável sobe para 46%, aponta pesquisa

Número representa um aumento de seis pontos percentuais na comparação com pesquisa feita há dois meses

Paulo Moura - 27/07/2021 14h37 | atualizado em 27/07/2021 16h20

Pesquisa apontou que maioria dos brasileiros é favorável ao voto impresso Foto: Agência Brasil

A implantação do voto impresso auditável, nos mesmos moldes defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro, teve uma alta no apoio popular nos últimos dois meses e agora tem a maior parte dos brasileiros favoráveis à proposta. É o que apontam números apurados por uma pesquisa do PoderData realizada entre 19 a 21 de julho de 2021.

De acordo com a consulta, 46% dos entrevistados são a favor e 40% são contra a emissão de um comprovante em papel depois da votação na urna eletrônica, enquanto 14% não sabem como responder. Os números apresentam exatamente uma inversão em comparação ao final de maio, quando 46% se diziam contrários e 40% eram favoráveis à proposta. O número de indecisos se manteve.

A implantação do voto impresso auditável é um dos principais pontos defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro visando à lisura das eleições. De acordo com o líder, a impressão do comprovante servirá para confirmar o resultado das eleições e prevenir fraudes.

A pesquisa foi realizada no período de 19 a 21 de julho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do site Poder360. Foram 2.500 entrevistas em 427 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em uma análise mais detalhada, o apoio ao voto impresso auditável é maior entre os que aprovam o presidente Jair Bolsonaro. Entre os entrevistados que avaliam o trabalho do presidente como “ótimo” ou “bom”, 83% são favoráveis ao novo método, enquanto 10% são contrários e 6% não sabem.

Já entre os que classificam o chefe do Executivo como “regular”, 42% são a favor da medida, 41% são contra e 17% não sabem. Entre os que classificam Bolsonaro como “ruim” ou “péssimo”, por sua vez, a maioria (53%) é contra o voto impresso auditável, 31% se dizem favoráveis e 16% não sabem.

Leia também1 Polícia Legislativa conclui as investigações sobre caso Joice
2 “Sem comentários”, diz Mourão após fala de Bolsonaro sobre ele
3 Vídeo: Cidade chinesa é 'engolida' por 'muro de areia' de 100 metros
4 Estatal chinesa assume maior empresa de energia do Chile
5 Em vídeo, Zezé defende o voto auditável e convoca para atos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.