Leia também:
X Fora da agenda, Jair Bolsonaro convoca reunião com ministros

Apoio de PMs a Bolsonaro dispara na web às vésperas do dia 7

Base de apoiadores vai da baixa à alta patente

Pleno.News - 02/09/2021 10h27 | atualizado em 02/09/2021 10h58

Presidente Jair Bolsonaro recebe apoio de PMs nas redes sociais Foto: PR/Alan Santos

A poucos dias da realização das manifestações do dia 7 de setembro, policiais militares têm demonstrado apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) identificou que a adesão de PMs às pautas defendidas pelo governo federal disparou em relação ao ano passado.

De acordo com o levantamento, os policiais de baixa patente (soldados, cabos, sargentos e subtenentes) representam 51% da base de apoio do presidente dentro da Polícia Militar. No ano passado, o índice era de 41%. Destes praças, 30% divulgam e interagem com conteúdos como o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e o voto impresso e auditável. No ano passado, o índice era de 25%.

Já entre os oficiais de alta patente (aspirantes a oficiais, tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis e coronéis), a adesão às pautas do governo chega a 44% da tropa – em 2020, o alinhamento ao bolsonarismo era de 34%. Deste total, 23% dos oficiais reagem a conteúdos como o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e o voto impresso e auditável. No ano passado, este índice era de 17%.

O mesmo movimento não se vê na Polícia Federal, que tem 17% de seus agentes simpáticos ao governo Bolsonaro. Na Polícia Civil, este índice é ainda menor: 13%.

Os dados foram obtidos pela FBSP por meio do cruzamento da listagem de policiais da ativa, disponível nos Portais de Transparência, e de uma pesquisa para identificar os perfis desses agentes, no Facebook e no Instagram.

Ao todo foram verificados 651 perfis. O índice de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 3%.

Leia também1 Bolsonaro convida para motociata em Pernambuco
2 Zé Trovão ignora bloqueio de Moraes e divulga novo Pix
3 Lula não deve participar dos protestos de 7 de setembro
4 Evangélicos e caminhoneiros aumentam chamada para o dia 7
5 Otoni alerta PM sobre black blocs disfarçados no 7 de setembro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.