Leia também:
X Lula se irrita com críticas de Tebet; campanha quer conversa

Apoiado por Lula, governador de Alagoas é afastado pelo STJ

Paulo Dantas é alvo de operação que apura crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro

Pleno.News - 11/10/2022 11h02 | atualizado em 11/10/2022 11h19

Governador Paulo Dantas Foto: Assembleia Legislativa de Alagoas

A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça-feira (11), uma operação que mira o governador de Alagoas Paulo Dantas (MDB), candidato à reeleição e apoiado pelo ex-presidente Lula (PT). O chefe do Executivo estadual foi afastado do cargo, por ordem da ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Batizada como Edema, a ofensiva ainda cumpre 31 mandados de busca e apreensão para apurar supostos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), a investigação se debruça sobre a suposta “prática sistemática de desvios de recursos públicos desde 2019 no âmbito do Poder Público do Estado”. O órgão informou ainda que, por ordem judicial, os investigados estão impedidos de manter contato entre si e de frequentar órgãos públicos envolvidos na apuração

O STJ ainda determinou o sequestro de até R$ 54 milhões em bens de valores dos investigados, diz o Ministério Público Federal (MPF). Segundo o órgão, “dezenas de imóveis” foram alvos da constrição.

Em despacho assinado na manhã desta terça (11), a ministra Laurita Vaz manteve o sigilo sobre os autos, indicando que a decisão que autorizou as medidas cautelares serão submetidas a referendo da Corte Especial. Segundo a PGR, a “necessidade e a urgência” das diligências foram “amplamente demonstradas nos autos”.

Paulo Dantas foi eleito deputado estadual em 2018 e alçado ao governo de Alagoas em maio deste ano, para um mandato-tampão que vai até o fim de 2022. A eleição se deu por votação indireta, feita pela Assembleia Legislativa do estado, após o então governador, Renan Filho, deixar o cargo para concorrer a uma vaga no Senado. Nas eleições 2022, Dantas vai disputar o segundo turno das eleições com Rodrigo Cunha (União).

*AE

Leia também1 Batalha entre Bolsonaro e Lula no TSE já passa de 130 ações
2 Lula se irrita com críticas de Tebet; campanha quer conversa
3 Lula vai à favela que STF proibiu de ter operações da polícia
4 Tarcísio aponta diferença entre governo Bolsonaro e PT
5 Lula diz que Auxílio Brasil "só continua" se ele se eleger

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.