Leia também:
X Eduardo critica candidatura de Moro: “Biografia acima de tudo”

Aos 87 anos, morre Iris Rezende, ex-governador de Goiás

Político ficou mais de três meses internado na tentativa de recuperar-se de um AVC sofrido em agosto

Paulo Moura - 09/11/2021 07h37 | atualizado em 09/11/2021 09h35

Iris Rezende foi ex-prefeito de Goiânia Foto: Prefeitura de Goiânia/Jackson Rodrigues

Na madrugada desta terça-feira (9), morreu o ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, aos 87 anos. O político ficou mais de três meses internado na tentativa de recuperar-se de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu em agosto. A morte ocorreu por volta de 0h30.

De acordo com a assessoria do político, o corpo dele será velado no Palácio das Esmeraldas, a partir das 11h, em Goiânia. O sepultamento ocorrerá no cemitério Santana, também na capital goiana, e está previsto para as 17h. Iris passou as últimas semanas internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP).

No último sábado (6), o político foi submetido a intubação para tratar uma pneumonia que teve durante o tratamento contra o AVC. Desde então, seu quadro piorou.

O ex-governador foi internado no dia 6 de agosto, após sentir fortes dores de cabeça, e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça. A equipe médica que o acompanhava avaliou que a operação foi bem-sucedida. Depois disso, ele teve vários altos e baixos.

CARREIRA POLÍTICA
O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás, e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Iris começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, foi o candidato com maior número de votos e o mais jovem da história da capital, eleito aos 25 anos.

Três anos depois, em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado. Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Anos depois, ele assumiu como governador de Goiás por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Rezende também foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990, e, em 1994, foi eleito senador da República. Em 2004, Iris se candidatou à Prefeitura de Goiânia, quando venceu o então prefeito Pedro Wilson (PT).

Rezende encerrou sua carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, ele se dedicava a cuidar de sua fazenda e do escritório de advocacia.

Leia também1 O movimento Escola Sem Partido não morreu
2 Eduardo critica candidatura de Moro: "Biografia acima de tudo"
3 Polícia encontra cabo enrolado em hélice do avião de Marília
4 Nuvens de areia voltam a atingir cidades do interior de SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.